O auto cuidado com a fístula arteriovenosa realizado pelos doentes renais crônicos da região sul de Mato Grosso

Autores

  • Camila Aoki Reinas
  • Grasiele de Oliveira Nunes UFMT
  • Magda de Mattos UFMT

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Educação em saúde, Fistula arteriovenosa

Resumo

Objetivou-se conhecer os cuidados com a fístula arteriovenosa realizados pelo doente renal crônico e a atuação do enfermeiro nesses cuidados. Trata de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido com 20 pacientes em uma clínica de diálise de Rondonópolis (MT), através de entrevista individual utilizando um questionário semi estruturado. A análise dos dados se deu pela análise de conteúdo na forma categorial preconizado por Bardin, originando duas categorias: o auto cuidado com a fístula arteriovenosa e o enfermeiro na educação em saúde. Na categoria o autocuidado com a fistula arteriovenosa, 70% receberam orientações do enfermeiro a respeito dos cuidados com a fistula, cujo mais citado foi o de “não pegar peso”. No entanto, quando questionados sobre o motivo da realização de tal cuidado, grande parcela não soube explicar. Na categoria o enfermeiro na educação em saúde, o enfermeiro foi citado exclusivamente apenas uma vez como responsável pelas orientações sobre os cuidados com a FAV. Diante dos resultados, observou-se déficit de informações desses pacientes, no que concernem aos motivos que justificam a necessidade de cuidados da mesma, o que é algo preocupante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grasiele de Oliveira Nunes, UFMT

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis.

Magda de Mattos, UFMT

Enfermeira. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso , Campus Universitário de Rondonópolis.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Reinas CA, Nunes G de O, de Mattos M. O auto cuidado com a fístula arteriovenosa realizado pelos doentes renais crônicos da região sul de Mato Grosso. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 25º de abril de 2024];3(1):294-307. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/99

Edição

Seção

Artigos Originais