A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:

um relato de experiência

Autores

  • Ana Carolina de Oliveira Jeronymo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anna Karla Nascimento Lima
  • Elita Scio

Palavras-chave:

Educação Superior, Currículo, Enfermagem

Resumo

A monitoria acadêmica propicia o primeiro contato do discente com a docência, estimulando o estabelecimento do relacionamento interpessoal. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, além de estimular a participação e a valorização da monitoria em outras Universidades. Este artigo consiste em um relato de experiência relacionado à participação de discentes do curso de Enfermagem, no programa de monitoria, entre os anos de 2010 e 2011. Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional. Enfim, a partir do estabelecimento da relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor existe a construção compartilhada de conhecimentos que, por sua vez, qualifica o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem, capacitando os discentes a serem futuros profissionais Enfermeiros capacitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Oliveira Jeronymo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Anna Karla Nascimento Lima

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Elita Scio

Farmacêutica. Professora doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

1.
Jeronymo AC de O, Lima AKN, Scio E. A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 22º de agosto de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];5(3):pag. 1101-1108. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490

Edição

Seção

Relatos de Experiências