“Construindo laços”:

o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos

Autores

  • Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF e Faculdades Integradas de Patos-FIP.
  • Thalmo da Costa Barros

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Saúde do Idoso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever atividades educativas, desenvolvidas com um grupo de idosos, na cidade de Itaporanga-PB. Essas atividades dizem respeito à prática de educação em saúde para discussão sobre hipertensão e diabetes, constituída na atenção básica pelos profissionais de psicologia, farmácia, fisioterapia e serviço social do núcleo de apoio à saúde da família (NASF), junto com as equipes de saúde da família (eSF) do referido município. Foram construídos grupos, compostos por idosos entre 68 e 75 anos de ambos os sexos, sendo esses realizados em espaços comunitários, próximos às unidades de saúde da família. Para execução dessas atividades, foram utilizados: datashow, computador, aparelho de som e CD, bolas de assopro, folhas de papel, tela para projeção, caixa de som, microfone, cadeiras e mesas. Considerou-se que, a partir do aporte teórico utilizado, foram discutidas as patologias que acometiam o referido grupo, tal ação fez com que os usuários dos serviços pudessem refletir não apenas sobre a hipertensão e o diabetes, mas também sobre si mesmos, sobre seu cotidiano, através de saberes e práticas compartilhadas, que possibilitaram sua implicação com o cuidado de si e a produção de vida, através de uma postura consciente e autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo, Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF e Faculdades Integradas de Patos-FIP.

Possui formação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB; Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, com enfoque nos estudos em saúde mental e reforma psiquiátrica.

Thalmo da Costa Barros

Bacharelado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba-FCMPB, Pós-graduação Lato Sensu de Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Lesão Desportiva pela FACRedentor-RJ.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

1.
Figueirêdo AAF, Barros T da C. “Construindo laços”:: o uso do diálogo na promoção da saúde de idosos. Rev. G&S [Internet]. 21º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];5(2):pag. 654-661. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/459

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)