Os usos de parênteses na relação saúde e doença

Autores

  • Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente estudo problematiza as formas de compreender a relação saúde e doença, através da colocação de parênteses entre a pessoa e sua morbidade. Para realizar essa reflexão, são utilizados autores, como Laplantine, Canguilhem, Amarante. Nas medicinas centradas na doença, baseadas no modelo fisicalista, o parênteses é posto na pessoa, o foco de cuidado é a doença e sua manifestação (os sintomas). Desse modo, caberá ao médico dar sentido a esses sintomas e tratá-los. Nas medicinas centradas na pessoa, baseadas em um modelo que considera a pessoa como um todo, o parênteses é posto na doença, logo a pessoa é tomada como referência em sua relação com o corpo social. Assim, se passa a trabalhar com o enfoque na saúde e com a possibilidade de experiência dessa pessoa. Conclui-se que a perspectiva de “pôr entre parênteses” torna visível alguns saberes, provocando ações e reações no que diz respeito ao cuidar das pessoas, que podem contribuir para suas constituições em sociedade, de maneira que essas possam lidar com as vicissitudes da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Aniceto Ferreira Figueirêdo, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciatura e Formação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), mestrado em vias de conclusão em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com enfoque nos estudos em saúde mental e reforma psiquiátrica. Faz parte da linha de pesquisa Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas e do grupo de pesquisa GEPCOL.

Downloads

Publicado

07-08-2017

Como Citar

1.
Figueirêdo AAF. Os usos de parênteses na relação saúde e doença. Rev. G&S [Internet]. 7º de agosto de 2017 [citado 26º de abril de 2024];1(1):1850-6. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/226

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)