“O saber está do lado deles; o não-saber, do nosso”
Palavras-chave:
Psicanálise, Grupo Focal, Serviço de Saúde MentalResumo
Esse trabalho traz a reflexão sobre a prática com um grupo focal, denominado por seus membros de Grupo de Discussão, sendo esse realizado no período de um ano, em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), na cidade de Itaporanga-PB. Tendo como perspectiva teórica os fundamentos da psicanálise aplicada à prática entre vários, objetivou-se refletir sobre as atividades em grupo realizadas na referida instituição. O Grupo de Discussão fez uso de vários recursos metodológicos: cartazes, massa de modelar, figuras, desenhos, folhas de papel em branco, lápis de cor, cola e tesoura, aparelho de DVD, filmes e fotografias. Repensando a prática realizada, considera-se que as regras do Grupo foram repensadas, os horários foram flexibilizados, os temas discutidos passaram a ser levantados pelos usuários, através de sugestões dadas de modo verbal (fala oral), e através da arte (arte-terapia), tendo como consequência a construção do Grupo de Filmagem e do Grupo de Fotografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).