Gestão da qualidade em hospitais na pandemia do novo coronavírus

Autores

  • Débora Santos Lula Barros Secretaria de Saúde do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v12i02.37330

Palavras-chave:

gestão da qualidade, administração hospitalar, coronavírus

Resumo

Para o enfrentamento da pandemia da Coronavirus Disease - 19 (COVID-19), é exigida reorientação das instituições hospitalares, de modo que a assistência à saúde atendas as demandas crescentes, sem prejudicar a qualidade do cuidado e a segurança dos usuários. Nesse sentido, esta investigação objetivou discutir os aspectos conceituais da gestão da qualidade em saúde, correlacionando a sua importância para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 pelas organizações hospitalares. Para tanto, foi realizada um ensaio teórico da literatura científica no Scientific Electronic Library Online (Scielo), no Pumed e no Google Acadêmico. O robustecimento dos sistemas de gestão da qualidade em saúde nas organizações hospitalares, bem como a maior utilização das suas ferramentas e metodologias, é apresentado pela literatura científica como estratégias fundamentais para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. A pouca produção do conhecimento sobre a gestão da qualidade em saúde no enfrentamento à crise atual é problemática, já que o compartilhamento de informações pelas organizações hospitalares é fator crucial para a reversão do quadro de calamidade pública contemporâneo.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

1.
Santos Lula Barros D. Gestão da qualidade em hospitais na pandemia do novo coronavírus. Rev. G&S [Internet]. 31º de agosto de 2021 [citado 30º de abril de 2024];12(02):131-43. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/37330

Edição

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