Gestão da qualidade em hospitais na pandemia do novo coronavírus
DOI :
https://doi.org/10.26512/gs.v12i02.37330Mots-clés :
gestão da qualidade, administração hospitalar, coronavírusRésumé
Para o enfrentamento da pandemia da Coronavirus Disease - 19 (COVID-19), é exigida reorientação das instituições hospitalares, de modo que a assistência à saúde atendas as demandas crescentes, sem prejudicar a qualidade do cuidado e a segurança dos usuários. Nesse sentido, esta investigação objetivou discutir os aspectos conceituais da gestão da qualidade em saúde, correlacionando a sua importância para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 pelas organizações hospitalares. Para tanto, foi realizada um ensaio teórico da literatura científica no Scientific Electronic Library Online (Scielo), no Pumed e no Google Acadêmico. O robustecimento dos sistemas de gestão da qualidade em saúde nas organizações hospitalares, bem como a maior utilização das suas ferramentas e metodologias, é apresentado pela literatura científica como estratégias fundamentais para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. A pouca produção do conhecimento sobre a gestão da qualidade em saúde no enfrentamento à crise atual é problemática, já que o compartilhamento de informações pelas organizações hospitalares é fator crucial para a reversão do quadro de calamidade pública contemporâneo.
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