Influência da Enfermagem na Adesão do Idoso ao Tratamento da Hipertensão

Autores

  • Ernandes Gonçalves Dias Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Erleiane Lucinária Santos Souza Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Silvana Martins Mishima Universidade de São Paulo

Resumo

A hipertensão é reconhecidamente uma doença crônica, frequentemente associada ao estilo de vida, mais prevalente no avançar da idade. Quando instalada é recomendado à adesão ao tratamento como forma de evitar complicações, e neste sentido a Enfermagem é uma forte aliada do idoso, por está em constante contato com o paciente. Objetivou-se investigar a influencia da Enfermagem na adesão do idoso ao tratamento da hipertensão. Trata-se de um estudo descritivo e quantiqualitativo, tendo como participantes 30 idosos portadores de hipertensão da Unidade de Saúde Delson Pinheiro de Aguiar de Serranópolis de Minas. Os dados foram coletados no período de março a abril de 2016 por meio de uma entrevista gravada em áudio. Os entrevistados tinham idade entre 60 e 86 anos (16), de ambos os sexos, a maioria era casados (20), não alfabetizados (14) e com baixa renda (19). Os idosos reconheceram a Enfermagem ser importante para adesão ao tratamento da hipertensão e mostraram em seus discursos valorização do profissional por usarem de estratégias humanizadas e de educação em saúde para intervenção. Conclui-se que os profissionais de Enfermagem influenciam positivamente os idosos a aderirem ao tratamento anti-hipertensivo, fazendo uso de práticas humanizadas de educação em saúde na consulta de enfermagem e visitas domiciliares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

Mestrando do Programa de Inovação e Tecnologia em Enfermagem na USP (EERP). Especiasta em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Graduado em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Parecerista Ad Hoc das revistas científicas "Epidemiologia e Controle de Infecção"; "UDESC em Ação" e "Revista em Extensão"; Coordenador e professor na Graduação em Enfermagem e nos Cursos Técnicos em Enfermagem, Podologia, ACS e Vigilância em Saúde (PRONATEC) na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Erleiane Lucinária Santos Souza, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

Enfermeira Graduada pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha.

Silvana Martins Mishima, Universidade de São Paulo

Doutora em Enfermagem. Diretora e Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) Universidade São Paulo (USP).

Downloads

Como Citar

1.
Dias EG, Souza ELS, Mishima SM. Influência da Enfermagem na Adesão do Idoso ao Tratamento da Hipertensão. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2016 [citado 29º de março de 2024];7(3):Pág. 1156-1172. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3625

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)