Percepção das gestantes quanto à importância das ações educativas promovida pelo enfermeiro no pré-natal em uma unidade básica de saúde
Palavras-chave:
Pré-Natal, Educação em Saúde, GestantesResumo
O pré-natal é uma assistência que vem acolher, escutar e orientar a gestante de modo que a preparem para vivenciar a gestação e o parto de forma tranquila e saudável. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção das gestantes usuárias da ESF Doutor Waldir Silveira do município de Janaúba-MG, quanto à importância das ações educativas de saúde promovida pelo enfermeiro na assistência pré-natal. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de corte transversal e natureza quanti-qualitativa, tendo como sujeito 18 gestantes. Utilizou-se como instrumento da coleta dos dados uma entrevista estruturada com roteiro composto por questões subjetivas e objetivas. Os dados foram coletados no período de Março e Abril de 2014 e os resultados apontaram que 66,7% com idade entre 18 a 24 anos, 72% pardas, 72,2% casadas, 33,3% tinham o ensino médio completo, 55,6% eram primíparas, 72,2% moravam com a família, 78% não tinham atividades renumeradas, 66,7% tinham renda familiar inferior a 01 salário mínimo e 44,4% estavam no 3º trimestre de gestação. Todas reconhecem a importância do pré-natal e grande parte delas compreende, participa e identifica as ações de educação em saúde, no entanto não valorizam tanto as atividades de educação em saúde promovidas pelo enfermeiro durante a assistência pré-natal. Conclui-se que é necessário que o enfermeiro esteja capacitado para atuar de forma constante e efetiva junto à s gestantes, intensificando a implantação ou implementação do processo educativo com o propósito de garantir uma assistência integral a gestante durante o pré-natal para que ela possa vivenciar uma gestação saudável.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).