Percepções sobre a gravidez em um grupo de adolescentes grávidas do município de Janaúba-MG
Resumo
A gravidez na adolescência ocorre devido à iniciação precoce da atividade sexual e sofre influência de fatores familiares, da própria adolescente, falta de informação entre outros. Teve como objetivo identificar os motivos e percepções das gestantes adolescentes de 13 a 19 anos em relação à gravidez. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e quantiqualitativa, realizada com as adolescentes grávidas da Unidade Básica de Saúde Dr. Oscar Maurício Porto em Janaúba-MG. Os dados foram coletados entre março a abril de 2014 através uma entrevista aplicada a 15 gestantes. Os resultados mostraram que 46,70% das gestantes tinham 17 a 19 anos, 80% eram pardas, 66,67% solteiras, 40% tinham ensino fundamental incompleto, 53,33% renda familiar de até um salário mínimo, 40% tiveram sua primeira menstruação entre 14 e 15 anos, 86,67% encontram-se na primeira gestação. Nos discursos sobre a gravidez verificou-se por um lado a manifestação do medo, preocupação e insegurança e por outro compromisso e responsabilidade com gestação. Os motivos que levam à gravidez são início de vida sexual precoce, falta de informação, orientação inadequada sobre anticoncepção, falta de responsabilidade, desejo de ser mãe e até mesmo para agradar o companheiro. Os resultados permitem concluir que educadores e profissionais de saúde através da educação sexual elaborem um plano de intervenção que oriente as adolescentes como lidar com a vulnerabilidade própria da idade e que o possibilite compreender os aspectos que envolvem a adolescência, a prática saudável da sexualidade, os riscos e consequências da gravidez precoce e o cuidado com sua saúde reprodutiva.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).