Percepções sobre a gravidez em um grupo de adolescentes grávidas do município de Janaúba-MG

Autores

  • Ernandes Gonçalves Dias Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Janine Cinara Silveira Alves
  • Juscelina Maria Viana
  • Ivanete Maria dos Santos
  • Jéssica Pereira Silva

Resumo

A gravidez na adolescência ocorre devido à iniciação precoce da atividade sexual e sofre influência de fatores familiares, da própria adolescente, falta de informação entre outros. Teve como objetivo identificar os motivos e percepções das gestantes adolescentes de 13 a 19 anos em relação à gravidez. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e quantiqualitativa, realizada com as adolescentes grávidas da Unidade Básica de Saúde Dr. Oscar Maurício Porto em Janaúba-MG. Os dados foram coletados entre março a abril de 2014 através uma entrevista aplicada a 15 gestantes. Os resultados mostraram que 46,70% das gestantes tinham 17 a 19 anos, 80% eram pardas, 66,67% solteiras, 40% tinham ensino fundamental incompleto, 53,33% renda familiar de até um salário mínimo, 40% tiveram sua primeira menstruação entre 14 e 15 anos, 86,67% encontram-se na primeira gestação. Nos discursos sobre a gravidez verificou-se por um lado a manifestação do medo, preocupação e insegurança e por outro compromisso e responsabilidade com gestação. Os motivos que levam à gravidez são início de vida sexual precoce, falta de informação, orientação inadequada sobre anticoncepção, falta de responsabilidade, desejo de ser mãe e até mesmo para agradar o companheiro. Os resultados permitem concluir que educadores e profissionais de saúde através da educação sexual elaborem um plano de intervenção que oriente as adolescentes como lidar com a vulnerabilidade própria da idade e que o possibilite compreender os aspectos que envolvem a adolescência, a prática saudável da sexualidade, os riscos e consequências da gravidez precoce e o cuidado com sua saúde reprodutiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

Especializando em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG), Graduado em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Parecerista Ad Hoc das revistas científicas "Epidemiologia e Controle de Infecção"; "UDESC em Ação" e "Revista em Extensão"; Coordenador dos Cursos Técnicos em Enfermagem, Podologia, ACS e Vigilância em Saúde (PRONATEC); Professor nos Cursos Técnicos em Enfermagem, Podologia, ACS e Vigilância em Saúde (PRONATEC). Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA); Professor no curso de Bacharelado em Enfermagem. Orientador de TCC/artigo na Pós-Graduação Enfermagem do Trabalho.

Downloads

Como Citar

1.
Dias EG, Alves JCS, Viana JM, Santos IM dos, Silva JP. Percepções sobre a gravidez em um grupo de adolescentes grávidas do município de Janaúba-MG. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(2):Pag. 1239-1253. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2908

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)