Auditoria:

ferramenta de enfermagem para melhoria da qualidade assistencial

Autores

  • Karla Rona da Silva UFMG
  • Marina Dayrell de Oliveira Lima
  • Marco Aurélio de Sousa

Palavras-chave:

Auditoria, Gestão da qualidade

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever a finalidade da auditoria de enfermagem e sua importância para a melhoria da qualidade da assistência à saúde. O método utilizado foi a revisão integrativa da literatura. A amostra constituiu-se de 10 artigos, 12 livros e 01 resolução do Conselho Federal de Enfermagem. A pesquisa bibliográfica foi realizada em Belo Horizonte, no período de agosto de 2015. A análise dos artigos e redação dos resultados ocorreu no período de setembro de 2015. Nossos resultados originaram as seguintes categorias temáticas: Auditoria: alguns apontamentos, Gestão da qualidade: uma competência do Enfermeiro Auditor e, A relevância da comunicação nos processos de auditoria. Concluímos que a auditoria de enfermagem avalia a assistência de enfermagem pela análise dos prontuários, acompanhamento do cliente e verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens que compõem a conta hospitalar cobrada, garantindo um pagamento justo mediante a cobrança adequada.

Palavras-chave: Auditoria de enfermagem. Enfermagem. Indicadores de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Rona da Silva, UFMG

Doutora em Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2013). Mestre em Ciências da Saúde pela UNINCOR / Betim (2009). Especialista em Urgência e Atendimento pré-hospitalar Móvel pela Universidade Estácio de Sá/BH (2006). Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) no Curso de Gestão de Serviços de Saúde. Membro Titular no grupo de pesquisa do Núcleo de Gestão em Saúde (NUGES) da EE/UFMG e no grupo de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde (NUPES), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desenvolve estudos relacionados aos temas: Liderança; Trabalho em equipe; Gestão de Pessoas; Tomada de Decisão em Situações de Urgência e Emergência; Urgência e Emergência. E-mail: karlarona@bol.com.br

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Enfermeira graduada pela Faculdade Ciências Médicas-MG. Pós-graduanda em Auditoria e Gestão da Qualidade Aplicada aos Serviços de Saúde.

Marco Aurélio de Sousa

Enfermeiro graduado pela Pontifícia Universidade Católica-MG. Pós-graduando em Terapia Intensiva. Mestrando em Promoção da Saúde, prevenção e controle de agravos UFMG. 

Downloads

Como Citar

1.
Silva KR da, Lima MD de O, Sousa MA de. Auditoria:: ferramenta de enfermagem para melhoria da qualidade assistencial. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 28º de março de 2024];7(2):Pág. 793-810. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3544

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)