Visão dos clientes externos sobre a satisfação dos serviços de enfermagem hospitalar:
abordagem interpessoal
Palavras-chave:
Gestão, SaúdeResumo
O estudo objetivou descrever a qualidade da assistência de enfermagem hospitalar e a satisfação do cliente externo por meio de uma abordagem interpessoal, durante o período de internação em um hospital polo referência para a região ampliada de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, realizado com 223 clientes externos. Para a coleta de dados aplicou-se o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), adaptado e validado no Brasil, enfocando o domínio confiança. Os dados foram digitados no programa SPSS, versão 20. Procedeu-se análise descritiva das variáveis. Houve predomínio do sexo masculino, casados e ensino médio incompleto. A média de satisfação dos pacientes com o atendimento de enfermagem encontrada para o domínio confiança foi de 3,78, indicando boa satisfação do cliente. 80,7% acham que o enfermeiro é atencioso e 75,8% paciente, porém 81,6% não o consideram uma pessoa agradável; 78,5% não se sentem à vontade para fazer perguntas. Nesse sentido, reforça-se a importância do papel do enfermeiro e da prática humanizada no processo do cuidado possibilitando assim a melhoria contínua na qualidade da assistência prestada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).