Visão dos clientes externos sobre a satisfação dos serviços de enfermagem hospitalar:

abordagem interpessoal

Autores

  • Valéria da Silva Baracho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ághata Barbosa Ramalho Caldeira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Camila de Fátima Guedes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Paulo Henrique da Cruz Ferreira Santa Casa de Caridade de Diamantina
  • Helisamara Mota Guedes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro

Palavras-chave:

Gestão, Saúde

Resumo

 O estudo objetivou descrever a qualidade da assistência de enfermagem hospitalar e a satisfação do cliente externo por meio de uma abordagem interpessoal, durante o período de internação em um hospital polo referência para a região ampliada de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, realizado com 223 clientes externos. Para a coleta de dados aplicou-se o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), adaptado e validado no Brasil, enfocando o domínio confiança. Os dados foram digitados no programa SPSS, versão 20. Procedeu-se análise descritiva das variáveis. Houve predomínio do sexo masculino, casados e ensino médio incompleto. A média de satisfação dos pacientes com o atendimento de enfermagem encontrada para o domínio confiança foi de 3,78, indicando boa satisfação do cliente. 80,7% acham que o enfermeiro é atencioso e 75,8% paciente, porém 81,6% não o consideram uma pessoa agradável; 78,5% não se sentem à vontade para fazer perguntas. Nesse sentido, reforça-se a importância do papel do enfermeiro e da prática humanizada no processo do cuidado possibilitando assim a melhoria contínua na qualidade da assistência prestada.

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Biografia do Autor

Valéria da Silva Baracho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Ághata Barbosa Ramalho Caldeira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Camila de Fátima Guedes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Paulo Henrique da Cruz Ferreira, Santa Casa de Caridade de Diamantina

Enfermeiro RT da SCCDMestre Ensino em Saúde - UFVJM

Helisamara Mota Guedes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Liliane da Consolação Campos Ribeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

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Publicado

31-05-2016

Como Citar

1.
Baracho V da S, Caldeira Ághata BR, Guedes C de F, Ferreira PH da C, Guedes HM, Ribeiro L da CC. Visão dos clientes externos sobre a satisfação dos serviços de enfermagem hospitalar:: abordagem interpessoal. Rev. G&S [Internet]. 31º de maio de 2016 [citado 20º de junho de 2024];7(2):Pág. 608-622. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3513

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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