Humanização em UTI:
a hora da visita - uma revisão integrada da literatura
Palavras-chave:
EnfermagemResumo
Objetivo: Verificar a existência de publicações acerca do preparo da equipe de enfermagem no que se refere a recepcionar e a orientar de forma humanizada os visitantes de pacientes internados em UTI. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa com etapas pré-determinadas, as buscas foram realizadas no mês de março de 2012, nas bases de dados LILACS e BDENF. Foram os seguintes descritores: unidades de terapia intensiva; humanização da assistência e visitas a pacientes, que foram pesquisados nos Descritores da Ciência da Saúde. Resultados: Mostrou-se que foram publicados 37 artigos na integra. Destes, 13 publicações no BDENF e 24 no LILACS; após a aplicação dos critérios estabelecidos no protocolo de pesquisa restaram 14 artigos relacionados diretamente com o tema; os quais foram distribuídos e categorizados. Conclusões: Os estudos apontaram que se torna necessário que um membro da equipe de enfermagem possa ser referência para os visitantes; alguém a quem eles possam recorrer para uma conversa, esclarecimento de suas dúvidas e ser tranquilizados e orientados, o que tornaria menos traumático esse momento e a própria equipe se beneficiaria, pois estes passariam a contribuir com o restabelecimento da saúde do paciente.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).