Humanização em UTI:

a hora da visita - uma revisão integrada da literatura

Autores

  • Gelson Aguiar da Silva
  • Suellen Rodrigues de Oliveira Maier Professora Assistente II da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis.
  • Luciene Mantovani Silva Andrade
  • Jheiny Kesia Alencar Ribeiro
  • Geane Rodrigues Gonçalves
  • Raquiel Naiele Ramos Felipe
  • Andriely Fernandes Ferreira

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

Objetivo: Verificar a existência de publicações acerca do preparo da equipe de enfermagem no que se refere a recepcionar e a orientar de forma humanizada os visitantes de pacientes internados em UTI. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa com etapas pré-determinadas, as buscas foram realizadas no mês de março de 2012, nas bases de dados LILACS e BDENF. Foram os seguintes descritores: unidades de terapia intensiva; humanização da assistência e visitas a pacientes, que foram pesquisados nos Descritores da Ciência da Saúde. Resultados: Mostrou-se que foram publicados 37 artigos na integra. Destes, 13 publicações no BDENF e 24 no LILACS; após a aplicação dos critérios estabelecidos no protocolo de pesquisa restaram 14 artigos relacionados diretamente com o tema; os quais foram distribuídos e categorizados. Conclusões: Os estudos apontaram que se torna necessário que um membro da equipe de enfermagem possa ser referência para os visitantes; alguém a quem eles possam recorrer para uma conversa, esclarecimento de suas dúvidas e ser tranquilizados e orientados, o que tornaria menos traumático esse momento e a própria equipe se beneficiaria, pois estes passariam a contribuir com o restabelecimento da saúde do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelson Aguiar da Silva

Professor Adjunto I da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Universitário de Chapecó.

Luciene Mantovani Silva Andrade

Professora Assistente I da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.

Jheiny Kesia Alencar Ribeiro

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Geane Rodrigues Gonçalves

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Raquiel Naiele Ramos Felipe

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Andriely Fernandes Ferreira

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Mato Grosso - Câmpus Universitário de Sinop.

Downloads

Como Citar

1.
Silva GA da, Maier SR de O, Andrade LMS, Ribeiro JKA, Gonçalves GR, Felipe RNR, et al. Humanização em UTI:: a hora da visita - uma revisão integrada da literatura. Rev. G&S [Internet]. 29º de janeiro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];7(1):Pág. 506-517. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3479

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)