Vivências dos sujeitos no momento pré-operatório:
uma abordagem fenomenológica
Palavras-chave:
Saúde, Educação, Procedimento cirúrgico, Pré-operatório, Sujeito, SentimentosResumo
O procedimento cirúrgico pode representar uma ameaça na vida de qualquer pessoa, pois envolve uma carga emocional diferenciada. O tema abordado foi escolhido pela quantidade de sentimentos que o procedimento cirúrgico pode despertar na vida de determinado indivíduo, visto que a cirurgia é um evento muitas vezes não esperado. A partir disso este estudo procurou compreender o sentimento dos sujeitos que se encontravam no momento pré-operatório na clinica cirúrgica de um hospital na cidade de Lucas do Rio Verde, foi utilizada a pesquisa qualitativa fenomenológica propõe-se a estudar e compreender o fenômeno a partir da experiência vivida pelo sujeito. Foram realizadas dez entrevistas semi estruturadas. A compreensão dos achados nos permitiu construir duas categorias: 1 - O sentimento do sujeito ao enfrentar o procedimento cirúrgico pela primeira vez; descreve o medo do desconhecido. 2 - Orientação sobre o procedimento cirúrgico; discorre a importância do esclarecimento para minimizar o sofrimento do sujeito.
Descritores: procedimento cirúrgico; pré-operatório; sujeito; sentimentos;
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).