Vivências dos sujeitos no momento pré-operatório:

uma abordagem fenomenológica

Autores

  • Juliane Bom
  • Gelson Aguiar da Silva Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Suellen Rodrigues de Oliveira
  • Luciene Mantovani Silva Andrade

Palavras-chave:

Saúde, Educação, Procedimento cirúrgico, Pré-operatório, Sujeito, Sentimentos

Resumo

O procedimento cirúrgico pode representar uma ameaça na vida de qualquer pessoa, pois envolve uma carga emocional diferenciada. O tema abordado foi escolhido pela quantidade de sentimentos que o procedimento cirúrgico pode despertar na vida de determinado indivíduo, visto que a cirurgia é um evento muitas vezes não esperado. A partir disso este estudo procurou compreender o sentimento dos sujeitos que se encontravam no momento pré-operatório na clinica cirúrgica de um hospital na cidade de Lucas do Rio Verde, foi utilizada a pesquisa qualitativa fenomenológica propõe-se a estudar e compreender o fenômeno a partir da experiência vivida pelo sujeito. Foram realizadas dez entrevistas semi estruturadas. A compreensão dos achados nos permitiu construir duas categorias: 1 - O sentimento do sujeito ao enfrentar o procedimento cirúrgico pela primeira vez; descreve o medo do desconhecido. 2 - Orientação sobre o procedimento cirúrgico; discorre a importância do esclarecimento para minimizar o sofrimento do sujeito.

Descritores: procedimento cirúrgico; pré-operatório; sujeito; sentimentos;

 

Downloads

Biografia do Autor

Juliane Bom

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT, Campus Sinop

Gelson Aguiar da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Enfermeiro, doutorando em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/2011; mestre em enfermagem na área clínica/cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará UFC e especialista em saúde coletiva epidemiologia pela Universidade de Brasília UnB. Atuou como enfermeiro da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, nas unidades de Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza por quase 17 anos. Publicou diversos trabalhos em anais de eventos, revistas indexadas e participou de mais de 40 eventos, nacionais e internacionais Professor assistente da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de reabilitação neurológica, tanto lesão da medula espinhal como lesão cerebral, na área de UTI e trauma.

Suellen Rodrigues de Oliveira

Professora Auxiliar da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT- Campus Sinop. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT.

Luciene Mantovani Silva Andrade

Enfermeira. Professora Auxiliar da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT - Campus Sinop. Mestranda em do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, UFMT.

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
Bom J, da Silva GA, de Oliveira SR, Andrade LMS. Vivências dos sujeitos no momento pré-operatório:: uma abordagem fenomenológica. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 30º de abril de 2025];5(1):pag. 105-112. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/416

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)