Hospitalizações sensíveis à atenção primária em menores de cinco anos

Autores

  • Enny Santos Paixão instituto de saúde coletiva (ISC-UFBA)
  • Ana Paula Chancharulo de Morais Pereira
  • Maria Aparecida Araújo Figueiredo

Resumo

Objetivo: analisar em que medida o coeficiente de incidência das internações sensíveis a atenção primária em menores de cinco anos é influenciada pelo percentual de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Métodos: trata-se de um estudo ecológico de corte transversal que associa a cobertura da ESF e o coeficiente das internações sensíveis à atenção primária em 2000 e 2010. Utilizaram-se dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Resultados: Os dados revelaram que o aumento da cobertura da ESF proporcionou redução dos coeficientes de internação das doenças estudadas. Em 2000 a redução foi maior para as gastroenterites (51% em menores de 01 ano e 30% em crianças de 01 ”“ 04 anos), em 2010 para as doenças respiratórias (51% em menores de 01 ano e 33% em crianças de 01 ”“ 04 anos). Conclusão: constatou-se associação entre a cobertura da ESF e as taxas de internação, entretanto outras variáveis parecem interferir, evidenciando a necessidade de realização de outros estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enny Santos Paixão, instituto de saúde coletiva (ISC-UFBA)

enfermeira, mestranda em Saúde coletiva com área de concentração em Políticas, planejamento e avaliação de sistemas de saúde.

Downloads

Publicado

09-08-2017

Como Citar

1.
Paixão ES, Pereira APC de M, Figueiredo MAA. Hospitalizações sensíveis à atenção primária em menores de cinco anos. Rev. G&S [Internet]. 9º de agosto de 2017 [citado 20º de abril de 2024];4(2):2089-108. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/244

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)