Prontuário eletrônico do paciente (PEP):

análise em hospital da serra gaúcha (RS)

Autores

  • Aline Daniela Brochetto Universidade de Caxias do Sul
  • Zaida Cristiane Dos Reis Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patricia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Cristine Hermann Nodari Universidade de Caxias do Sul
  • Rochele Bonetto Caliari Universidade de Caxias do Sul
  • Cláudio Balthazar Corrêa de Mello Universidade de Caxias do Sul
  • Cleber Cristiano Prodanovq Universidade Feevale
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A forma mais conhecida de prontuário do paciente é o escrito em papel, todavia com o advento da tecnologia e a necessidade de sistematização das informações a área da saúde sentiu necessidade de modernizar suas atividades. O artigo objetivou desenvolver um estudo sobre as vantagens e desvantagens deste serviço, assim como as dificuldades de sistematização. O método de pesquisa utilizado possui abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo. Como procedimento técnico, foi utilizado o estudo de caso. O ambiente de pesquisa ocorreu em um hospital da Serra Gaúcha, cuja farmácia hospitalar tem papel importante dentro da instituição. Situada no térreo do hospital conta com duas farmacêuticas e três farmacistas. Dessa maneira visando otimizar o trabalho médico, bem como proporcionar mais rapidez ao atendimento do paciente foi criado o prontuário eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zaida Cristiane Dos Reis, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996) e mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção pela UFRGS(2003). Doutora em Administração pela PUCRS/UCS.Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, Coordenadora de Pós-Graduação, e participa de Grupos de Pesquisa. Professora do EAD da Faculdade de Osório (FACOS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Suprimentos, Qualidade, Planejamento Estratégico e áreas afins atuando principalmente nos seguintes temas: vantagem competitiva, conhecimento organizacional, conhecimento, estratégias e gestão da produção.

Paula Patricia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil.

Cristine Hermann Nodari, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Possui experiência gerencial em multinacional. Principais temas de interesse e linhas de pesquisa: Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado. Atualmente, é professora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar

Rochele Bonetto Caliari, Universidade de Caxias do Sul

Atualmente cursando o 8º semestre em Administração de Empresas, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Bolsista CNPQ do programa PIBIC - Iniciação científica - UCS.

Cláudio Balthazar Corrêa de Mello, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Administração pela PUC RS/UCS , linha de pesquisa Gestão de Inovação, Competitividade e Mercado. Mestrado em Administração em andamento na Universidade de Caxias do Sul. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1990), Especialização em Marketing pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( 1991). Formação em Língua Inglesa pelo English Language Programs- University of Pennsylvania- UPENN- Philadelphia-PA- USA (1993-1994). Professor nos Cursos de Bacharelado em Administração de Empresas e Bacharelado em Comércio Internacional na Universidade de Caxias do Sul ( 1998- 2014). Tem experiência na área Governamental, Financeira, Organizacional e Tecnológica, atuando principalmente com os seguintes temas: Redes de Cooperação, Logística Internacional, Importação, Distribuição Física Internacional e Gestão da Internacionalização de Empresas.

Cleber Cristiano Prodanovq, Universidade Feevale

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS (1987); Mestre (1992) e Doutor (1998) em História Social pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Atuou durante o período de 2011-2014 na função de Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul. É professor títular da Universidade Feevale, onde atua no corpo permanente do Programa de Pós-graduação de Processos e Manifestações Culturais sendo pesquisador do grupo de Cultura e Memória da Comunidade na mesma Universidade. Atua também no Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Inovação e Competitividade da Universidade de Caxias do Sul. Exerce atualmente a função de Pró-Reitor de Inovação da Universidade Feevale, responsável pelo Parque Tecnológico do Vale dos Sinos - VALETEC e pela Incubadora Tecnológica da Feevale - ITEF.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS e Professor da Universidade Feevale, FEEVALE.

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Dr. Eric Dorion holds a Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke, Canada (2003), a Master degree of Business Administration - Université Laval, Canada (1997) and a Bachelor degree in Geography - Université Laval, Canada (1985). He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS), Brazil, the University Feevale (RS), Brazil, and he is visiting professor at l École de Technologie Supérieure (Que), Canada. Dr. Eric Dorion leads a research group untitled Multidisciplinary Research on Innovation and Competitiveness. Dr. Dorion has experience in the area of Administration with emphasis in Business Administration; acting mainly in the following subjects of: organizational studies, management of innovation and sustainable development, project management, business strategy for small and medium companies, and entrepreneurship. Professor Dorion has established a research network with focus on BRICS countries, but also lectured in Canadian, French and some Brazilian universities and companies. Dr Dorion is Honorary Consul of Canada for the State of Rio Grande do Sul (Brazil), at Porto Alegre.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

1.
Brochetto AD, Dos Reis ZC, Ganzer PP, Nodari CH, Caliari RB, Mello CBC de, et al. Prontuário eletrônico do paciente (PEP):: análise em hospital da serra gaúcha (RS). Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 28º de março de 2024];:Pag. 2053-2074. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3067

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)