MEDICAMENTOS GENÉRICOS E O MARKETING COMO ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DO FATURAMENTO DAS FARMÁCIAS

Autores

  • Candice Rodrigues Molon de Oliveira Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patricia Ganzer Universidade de Caxias do Sul
  • Zaida Cristiane dos Reis Universidade de Caxias do Sul
  • Cristine Hermann Nodari Universidade de Caxias do Sul
  • Rodrigo Borges Bertoni Universidade de Caxias do Sul
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul

Resumo

A oportunidade para o segmento de medicamentos genéricos surgiu na época que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi criada, visando centralizar a regulamentação e fiscalização de vários segmentos da sociedade, entre eles o da indústria farmacêutica. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre o consumo de medicamentos genéricos e sua importância dentro de uma rede de farmácias de Caxias do Sul, no qual visou demonstrar o avanço das vendas de medicamentos genéricos em todo o país, desde que foi implantada a política dos genéricos. O estudo foi realizado a partir de uma comparação das vendas de medicamentos genéricos no Brasil com uma rede de farmácias em Caxias do Sul. O método utilizado na pesquisa foi o estudo de caso, onde foram entrevistados onze farmacêuticos de seis farmácias pertencentes a uma rede de farmácias, a rede Círculo Operário de Caixas do Sul. As entrevistas ocorreram no período de agosto de 2011 a março de 2012. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foram os índices divulgados pela Pró Genéricos e o sistema Conecta, utilizado nas farmácias. Verificou-se neste setor uma necessidade de proporcionar aos usuários um melhor acesso aos medicamentos através do aumento da competitividade de mercado.  Concluiu-se na pesquisa que a rede de farmácias em estudo está muito abaixo nas vendas de medicamentos genéricos em relação à média do Brasil, pois os gestores não realizam treinamentos para a equipe, em relação aos serviços diferenciados para beneficiar os clientes, não investem em marketing para divulgação dos medicamentos genéricos. Sendo assim, a rede de farmácias precisa investir nos seus farmacêuticos para mudar esta realidade, conseguindo, assim, que a farmácia, além de ser um estabelecimento comercial visando lucros, seja um estabelecimento de saúde, preocupado com o bem estar de seus clientes.

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Biografia do Autor

Paula Patricia Ganzer, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil.

Zaida Cristiane dos Reis, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996) e mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção pela UFRGS(2003). Doutoranda em Administração pela PUCRS/UCS.Atualmente é professor titular da Universidade de Caxias do Sul, Coordenadora de Pós-Graduação, integrante do Colegiado de Pós-Graduação e participa de Grupos de Pesquisa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Suprimentos e Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: vantagem competitiva, conhecimento organizacional, conhecimento, estratégias e gestão da produção.

Cristine Hermann Nodari, Universidade de Caxias do Sul

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, Brasil. Atualmente é professora na área da administração e saúde coletiva.

Rodrigo Borges Bertoni, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Administração de Empresa e em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Metodologia da Pesquisa e Ensino em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (2001), e ingressou no Doutorado em Administração PUCRS/UCS. Atualmente é assessor e consultor empresarial, palestrante de cursos e treinamentos; pesquisador, orientador e professor de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade de Caxias do Sul. Atua em pesquisas nas áreas de qualidade e produtividade (setores frutícola, florícola, moveleiro, plásticos e metal-mecânico), e empreendedorismo (cluster de mercado). Coordenou cursos de graduação em Administração, Gestão em Agronegócio e Gestão de Micro e Pequenas Empresas. Coordena curso de Pós-Graduação e de Extensão em Agronegócios. Possui centenas de orientações de estágios de conclusão de cursos, realizados em empresas de diferentes segmentos, portes, áreas de atuação (indústria, comércio e serviços), em níveis estadual e nacional; com uma complexidade de temas sobre todas as áreas e assuntos da administração e da gestão empresarial. Ministra disciplinas em cursos de extensão, superior de formação específica, graduação e pós-graduação, de cunho específico e generalista, dentre elas: Educação Corporativa, Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos, Indicadores de Gestão de Pessoas, Gestão da Produção e de Materiais, Qualidade na Administração Empresarial, Administração Geral e Aplicada, Legislação e Ética em Administração, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa em Agronegócio, Empreendedorismo, Plano de Marketing, Vendas e Novos Negócios, além de orientações de Artigos Científicos e Estágios Supervisionados e Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's. Disciplinas presenciais e em EaD. Presta assessoria e consultoria empresarial e, em maio de 2013, completa 38 anos de carteira de trabalho, atuando em indústrias, comércio, instituições financeiras, prestadoras de serviços e educação; tendo ampla experiência em gestão de empresas, com ênfase em gerenciamento, desenvolvimento e implantação de: Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistema Integrado de Produção, Gestão de Pessoal e subsistemas, Código de Conduta de Ética, Planejamento Estratégico e BSC, Planos de Negócios, Planos de Marketing e Vendas, Estruturação de Projetos, entre outros modelos e ferramentas gerenciais. Atuou como facilitador na construção de associações de empresas, dentro do Programa Redes de Cooperação (Governo do RS) e como coordenador setorial do Projeto Extensão Industrial Exportadora - PEIEx (Governo Federal), ambos em parceria com a UCS. Hoje, atua como Técnico Extensionista no Projeto Extensão Produtiva e Inovação - PEPI, ligado a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Inovação - AGDI, junto as Secretarias de Estado do RS - SDPI e SCIT. Realiza palestras, treinamentos, cursos e seminários sobre temas relacionados à: Coaching (Técnica de autodesenvolvimento - reflexões e ações práticas); Pessoas (papel do homem no contexto: empresa e sociedade), Modelos de Gestão (interface sistêmica) e Processos Administrativos (inter-relacionados e interdependentes dentro de uma abordagem dos mecanismos de integração sistêmica e social). Além de demais temas e abordagens didático-pedagógicas de formação de auditores e multiplicadores internos nas empresas; abordando temas referentes à: ética, moral, comportamentos, estudos de tempos e movimentos, ferramentas da qualidade, demandas dos clientes x demandas da empresa, sistemas integrados de gestão, modelos e indicadores de qualidade e produtividade, abordagem de processo, cargos x rotinas de trabalho x avaliação de desempenho, benchmarking, endomarking, empowerment, responsabilidade social e ambiental, técnicas de negociação, marketing e vendas etc.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS e Professor da Universidade Feevale, FEEVALE.

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Dr. Eric Dorion holds a Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke, Canada (2003), a Master degree of Business Administration - Université Laval, Canada (1997) and a Bachelor degree in Geography - Université Laval, Canada (1985). He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS), Brazil, the University Feevale (RS), Brazil, and he is visiting professor at l École de Technologie Supérieure, Canada. Dr. Eric Dorion leads a research group untitled Multidisciplinary Research on Innovation and Competitiveness. Dr. Dorion has experience in the area of Administration with emphasis in Business Administration; acting mainly in the following subjects of: organizational studies, management of innovation , project management, business strategy for small and medium companies, and entrepreneurship. Professor Dorion has established a research network with focus on BRICS countries, but also lectured in Canadian, French and some Brazilian universities and companies. Dr Dorion is the Honorary Consul of Canada for the State of Rio Grande do Sul, at Porto Alegre.

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Como Citar

1.
Oliveira CRM de, Ganzer PP, dos Reis ZC, Nodari CH, Bertoni RB, Olea PM, et al. MEDICAMENTOS GENÉRICOS E O MARKETING COMO ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DO FATURAMENTO DAS FARMÁCIAS. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 17º de novembro de 2024];6(1):pag. 30-52. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2522

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Artigos de Pesquisa

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