Conflitos na equipe de enfermagem:

revisão integrativa

Autores

  • Elisiane Lorenzini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gelci Almeida Mientkewic Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Lidiane Rossato Deckmann Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Karen Olívia Bazzo Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Eveline Franco da Silva Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão

Resumo

Objetivou-se conhecer as produções científicas nacionais que abordam os conflitos na equipe de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados consideradas foram Literatura Latino-americana em Ciências da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem e Scientific Electronic Library Online, a partir dos descritores equipe de enfermagem AND enfermagem; liderança AND enfermagem; processos grupais AND enfermagem; relações interpessoais AND enfermagem, publicados no período de 2007 a 2012, sendo selecionados oito estudos. Observou-se que o enfermeiro necessita desenvolver a competência relacional e saber articular-se nas relações interpessoais e na resolução dos conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisiane Lorenzini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Enfermagem pela UFRGS. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), Especialização em Acupuntura pelo CIEPH (2004), Especialização em Gerenciamento em Enfermagem pela SOBRAGEN (2010) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia IC/FUC (2009). Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima e Coordenadora do Curso de MBA em Gestão Hospitalar (FÁTIMA-Caxias do Sul). Docente da Universidade FEEVALE. Docente nos Cursos de Especialização Lato Sensu do Sistema Educacional Galileu - SEG/CELER Faculdades-POA. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem / NEGE-UFRGS.

Gelci Almeida Mientkewic, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Enfermeira.

Lidiane Rossato Deckmann, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Enfermeira, MBA em Gestão Hospitalar. Gestora do setor de Psiquiatria do Hospital Geral de Caxias do Sul

Karen Olívia Bazzo, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Biomédica, mestre em ciências da saúde com ênfase em farmacologia bioquímica e molecular, doutoranda em biotecnologia, docente da Faculdade Nossa Senhora de Fátima. Caxias do Sul (RS).

Eveline Franco da Silva, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Enfermeira, especialista em enfermagem obstétrica e em saúde pública com ênfase em saúde da família, mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Docente da Faculdade Nossa Senhora de Fátima. Caxias do Sul (RS).

Downloads

Como Citar

1.
Lorenzini E, Mientkewic GA, Deckmann LR, Bazzo KO, Silva EF da. Conflitos na equipe de enfermagem:: revisão integrativa. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 16º de abril de 2024];6(2):Pag. 1764-1773. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3011

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)