Liderança do enfermeiro na estratégia saúde da família:

revisão integrativa

Autores

  • Rogério da Costa Barbosa Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Elisiane Lorenzini Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Karen Bazzo Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Eveline Franco da Silva Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Palavras-chave:

Enfermagem, Administração em enfermagem

Resumo

Objetivo: Conhecer a produção científica nacional acerca do tema liderança do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Métodos:Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca foi realizada na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, US National Library of Medicine, Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online. Resultados: Foram selecionados cinco estudos. Predominou uma deficitária capacitação e inexistência de educação permanente em saúde, com vistas a otimizar a atuação do enfermeiro enquanto liderança na equipe multidisciplinar. Conclusão: A liderança é uma das competências consideradas essenciais na atuação do enfermeiro, no entanto, há carência de abordagens pedagógicas que formem profissionais líderes, com capacidade inovadora, para que os mesmos possam atuar de forma ampliada e satisfatória na Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério da Costa Barbosa, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Acadêmico do 8º semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (FÁTIMA).

Elisiane Lorenzini, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), Especialização em Acupuntura pelo CIEPH (2004), Especialização em Gerenciamento em Enfermagem pela SOBRAGEN (2010) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia IC/FUC (2009). Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima e Coordenadora do Curso de MBA em Gestão Hospitalar (FÁTIMA-Caxias do Sul). Docente nos Cursos de Especialização Lato Sensu do Sistema Educacional Galileu - SEG/CELER Faculdades-POA. Atuou como enfermeira na UTI e BLOCO CIRÚRGICO de Transplantes e Ambulatorial do Hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa de Misericórdia de POA. Experiência na Assistência de Enfermagem em todas as áreas. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem / NEGE-UFRGS.

Karen Bazzo, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Biomédica. Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestre em Ciência da Saúde com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (FÁTIMA).

Eveline Franco da Silva, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Enfermeira Obstetra, especialista em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Estudos da Mulher e do Bebê (GEMBE/UFRGS). Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (FÁTIMA).

Downloads

Publicado

10-08-2017

Como Citar

1.
Barbosa R da C, Lorenzini E, Bazzo K, Silva EF da. Liderança do enfermeiro na estratégia saúde da família:: revisão integrativa. Rev. G&S [Internet]. 10º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];4(2):2300-1. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/260

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)