Competência gerencial na enfermagem:

uma revisão integrativa

Autores

  • Lidiane Rossato Deckman Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Solange Mari Pellin Deon Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Eveline Franco da Silva Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Elisiane Lorenzini Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Palavras-chave:

Enfermagem, Administração em Enfermagem

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Literatura Latino-americana em Ciências da Saúde, Bases de Dados de Enfermagem e Scientific Electronic Library Online. Objetivou-se conhecer as produções científicas nacionais que abordam as competências gerenciais na enfermagem. A coleta de dados ocorreu no período de julho a agosto de 2012 utilizando-se os descritores: competência profissional; competências AND enfermagem; gestão em saúde AND enfermagem. A amostra constituiu-se em 17 artigos, com recorte temporal de 2006 a 2012, ocorrendo maior incidência no ano de 2010. A maioria das investigações ocorreu na área de enfermagem no contexto hospitalar. As competências gerenciais permitem mobilizar, articular, colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades para o excelente desempenho profissional, gerando resultados satisfatórios, com eficiência e eficácia. Permanece o desafio para desenvolvimento das competências gerenciais durante a formação do enfermeiro, bem como nas instituições em geral, visando fomentar o desenvolvimento de competências para o desempenho de ações gerenciais na saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Rossato Deckman, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Bacharel em Enfermagem.

Solange Mari Pellin Deon, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Bacharel em Enfermagem.

Eveline Franco da Silva, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário La Salle (2007). Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale dos Sinos (2010) e em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2012). Mestrado em andamento em Enfermagem (Conceito CAPES 5) pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do ensino superior em disciplinas de saúde da mulher, do recém-nascido, da criança, do adolescente. Atua nas linhas de pesquisa fundamentos e práticas de enfermagem em saúde da mulher, criança, adolescente e família; e cuidado ao grupo materno-infantil de risco. Integrante do Grupo de Estudos da Mulher e do Bebê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GEMBE/UFRGS).

Elisiane Lorenzini, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), Especialização em Acupuntura pelo CIEPH (2004), Especialização em Gerenciamento em Enfermagem pela SOBRAGEN (2010) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia IC/FUC (2009). Docente no Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima e Coordenadora do Curso de MBA em Gestão Hospitalar (FÁTIMA-Caxias do Sul). Docente nos Cursos de Especialização Lato Sensu do Sistema Educacional Galileu - SEG/CELER Faculdades-POA. Atuou como enfermeira na UTI e BLOCO CIRÚRGICO de Transplantes e Ambulatorial do Hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa de Misericórdia de POA. Experiência na Assistência de Enfermagem em todas as áreas. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem / NEGE-UFRGS.

Downloads

Publicado

10-08-2017

Como Citar

1.
Deckman LR, Pellin Deon SM, Silva EF da, Lorenzini E. Competência gerencial na enfermagem:: uma revisão integrativa. Rev. G&S [Internet]. 10º de agosto de 2017 [citado 19º de abril de 2024];4(2):2261-72. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/257

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)