Atemdimel - apoio telefônico para o monitoramento em diabetes mellitus tipo 2:

expectativas e satisfação dos pacientes

Autores

  • Gabriela Marsola Olivatto EERP/USP
  • Carla Regina de Souza Teixeira EERP/USP
  • Marta Cristiane Alves Pereira EERP/USP
  • Tânia Alves Canata Becker EERP/USP
  • Paula Parisi Hodniki EERP/USP
  • Plinio Tadeu Istilli EERP/USP

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

Estudo observacional, quali-quantitativa, avaliou as expectativas e satisfação de pacientes que receberam suporte telefônico para o monitoramento do DM. A população foi de 45 diabéticos, 18 do grupo intervenção e 27 do grupo controle. O projeto foi aprovado no Comitê de ética, parecer 324.098. Os dados foram obtidos por questionários subdivididos em três partes. A primeira, contendo variáveis sociodemográficas e clínicas; sendo em ambos os grupos com predomínio do sexo feminino; estado civil foi o casado; escolaridade média foi em torno de 6 anos; aposentados e religião em sua maioria católica. Ambos os grupos, apresentaram na circunferência abdominal pré e pós-intervenção, alto risco cardiovascular. Do IMC, 88,9% de ambos os grupos foram considerados com excesso de peso e sobrepeso. A pressão arterial diminui em ambos os grupos, assim como a glicemia de jejum. O LDL-C antes da intervenção era considerado alterado, após a intervenção foi considerado normal. A segunda e terceira parte coletou-se somente no grupo intervenção. A segunda, entrevistas audiogravadas antes das intervenções em seguida transcritas as falas para avaliar as expectativas. A terceira foi utilizada o instrumento que se refere à satisfação dos participantes quanto ao programa, no qual entre 77,8% e 100% das questões respondidas foram positivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Marsola Olivatto, EERP/USP

Graduanda do 10o semestre do Curso de Graduação em Enfermagem- Licenciatura e Bacharelado da EERP/USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://lattes.cnpq.br/9242597923043988

Carla Regina de Souza Teixeira, EERP/USP

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (1995), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (1999) e Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2003). Atualmente é docente MS3 da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus, enfermagem, insulinoterapia, avaliação em saúde e pesquisa. Currículo Lattes

Marta Cristiane Alves Pereira, EERP/USP

Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP em 1994. Mestre (1999) e Doutor (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão pela EERP-USP. Atualmente é Docente da Área de Administração do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Membro Efetivo da Comissão de Ética em Enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Membro da Comissão Assessora do Centro de Recursos e Apoio ao Ensino da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Informática em Enfermagem (NEPIEn) e do Grupo de Pesquisa Enfermagem e Comunicação.

Tânia Alves Canata Becker, EERP/USP

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2007). Mestre (2010) e Doutora (2014) em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (2010). Linha de pesquisa - Processo de cuidar do adulto com doenças agudas e crônico-degenerativas, voltada principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus o uso do suporte telefônico como estratégia para assistência de Enfermagem, visando promoção da saúde e controle de doença (reabilitação). Membro do Grupo de Pesquisas em Enfermagem e Diabetes Mellitus, cadastrado no diretório do CNPq. Desenvolveu atividades de Extensão no Centro Educativo para Adultos e Idosos do DEGE-EERP/USP e Grupo de Educação em Diabetes Mellitus do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo CSE-FMRP/USP.

Paula Parisi Hodniki, EERP/USP

Atualmente é Mestranda em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (CAPES 7) na linha de pesquisa: Processo de cuidar do adulto com doenças agudas e crônico-degenerativas. Realizou Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus pela Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto - SP (2011). Graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2010) e Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2009). Tem experiência na área de educação em Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, atuando em pesquisas relacionadas às investigações dos tratamentos multiprofissionais de pessoas com Diabetes Mellitus.

Plinio Tadeu Istilli, EERP/USP

Possui graduação em bacharelado em enfermagem pela Universidade de São Paulo (2009) , especialização em Auditoria em enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo (2011) e especialização em Residência em Enfermagem pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2013) . Atualmente é Mestrando da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus, Enfermagem.

Downloads

Como Citar

1.
Olivatto GM, Teixeira CR de S, Pereira MCA, Becker TAC, Hodniki PP, Istilli PT. Atemdimel - apoio telefônico para o monitoramento em diabetes mellitus tipo 2:: expectativas e satisfação dos pacientes. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];6(2):Pag. 1585-1600. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2967

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)