A Gestão na Graduação em Saúde Coletiva e Enfermagem

uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v11i2.29451

Palavras-chave:

Gestão. Gerenciamento. Atenção Primária à Saúde. Saúde Coletiva. Enfermagem .

Resumo

O contexto de reorientação do modelo de atenção à saúde preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) proporcionou a antecipação da formação do sanitarista, por meio da criação do curso de graduação em Saúde Coletiva. O profissional egresso desse curso estará apto a atuar na gerência e na gestão dos sistemas de saúde, que pode se configurar como local em comum para outras profissões da saúde. Este estudo teve como objetivo comparar a formação de enfermeiros e sanitaristas de graduação no âmbito gestor e gerencial, a partir de seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de curso. Foi realizada uma análise dos cursos em quinze universidades brasileiras, priorizando conteúdos e abordagens acerca de habilidades e competências gestoras e gerenciais previstas na formação dos estudantes. Os resultados demonstraram que os dois cursos de graduação formam profissionais com potencial perfil para o gerenciamento e gestão em saúde. Contudo, detectou-se que as competências específicas das duas formações diferem quanto à respectiva abrangência. Enquanto na Enfermagem há o foco no gerenciamento do processo de trabalho dos profissionais dos serviços de saúde, na Saúde Coletiva amplia-se a atuação para os processos macros do sistema de saúde, como a gestão municipal.

 

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

1.
Sanches Leonel M, Cruz MS, Lopes J de S, Rosa WV da SR. A Gestão na Graduação em Saúde Coletiva e Enfermagem : uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos. Rev. G&S [Internet]. 27º de agosto de 2020 [citado 1º de dezembro de 2020];11(2):165-77. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/29451

Edição

Seção

Artigos Originais

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