Representação social e aquisição de informações sobre saúde por idosos para a adoção de hábitos saudáveis
Palavras-chave:
Educação em SaúdeResumo
A comunicação tem sido um recurso muito utilizado pelas instituições de saúde para educar o idoso quanto à prevenção de doenças e promoção da saúde, pois essa faixa etária é a que mais demanda pelos serviços sanitários. Este estudo descritivo com abordagem qualitativa buscou compreender e analisar as representações sociais sobre a aquisição de informação em saúde e a influência dos hábitos do idoso. Seis idosos de classe média alta, que possuem plano de saúde particular, foram entrevistados. Foi utilizado um software específico para a análise das respostas. A representação social que emergiu do estudo mostra que buscar informações melhora a qualidade de vida, ou seja, o conhecimento ajuda nos cuidados com a saúde. No entanto, a maioria dos entrevistados obtém essas informações em meios como revistas, na TV ou com os médicos que os consultam, provavelmente pela facilidade de acesso. Mesmo com a consciência de que a informação possibilita melhores cuidados com a saúde, isso não os levam a buscar o conhecimento com frequência. Esses resultados mostram que conhecer melhor a saúde e o envelhecimento contribuirá para programas de educação e promoção da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).