“Você também é responsável por sua saúde!” ”“

Comparação entre informações concedidas para população idosa sobre qualidade de vida e pesquisa correlatas

Autores

  • Iraci Gonçalves Guimarães UNB
  • Nadia Gislene Gomes Carneiro

Palavras-chave:

idoso, qualidade de vida, educação da saúde, promoção da saúde

Resumo

Para a OMS (1994), a qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Objetivo: este trabalho baseia-se em uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de analisar e fundamentar as informações básicas transmitidas por um folderfornecido a esta população e os registros mostrados pela literatura científica sobre o envelhecimento e qualidade de vida no Brasil. Método: foi utilizado o banco de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Foram selecionados apenas os artigos relativos à educação e promoção da saúde do idoso, totalizando 10 artigos. Não houve necessidade de aprovação por um comitê de ética. Resultado: dentre os assuntos do folder, os que encontram fundamentação na literatura incluem a prática de exercícios físicos, participação em grupos de convivência, cuidados com alimentação, prevenção de acidentes e procura do serviço de saúde para vacinação. Por outro lado, não foram encontrados artigos que tratem da sexualidade na terceira idade e práticas que mantenham o cérebro atualizado. Discussão: verificou-se que o folder utilizado para o desenvolvimento deste trabalho traz inúmeras informações pertinentes no que diz respeito à promoção e educação da saúde de idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraci Gonçalves Guimarães, UNB

Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Mestrado em Ciências da Saúde - Universidade de Brasília (2005). Experiência em Psicologia Clinica, Neuropsicologia (coordenação de equipe, avaliação e intervenção), Pesquisa Básica Comportamental, Pesquisa Aplicada, Intervenção em Aprendizagem de crianças na pré-escola. Atualmente, orienta trabalhos de pós-graduação no NESPROM/UnB, na área de GERONTOLOGIA e Educação e Promoção da Saúde.

Nadia Gislene Gomes Carneiro

Enfermeira da SES/DF. Graduada em Enfermagem pela Universidade de Brasília/UnB, 2000.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Guimarães IG, Carneiro NGG. “Você também é responsável por sua saúde!” ”“: Comparação entre informações concedidas para população idosa sobre qualidade de vida e pesquisa correlatas. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];2(1):106-10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/28

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa