“Você também é responsável por sua saúde!” ”“
Comparação entre informações concedidas para população idosa sobre qualidade de vida e pesquisa correlatas
Palavras-chave:
idoso, qualidade de vida, educação da saúde, promoção da saúdeResumo
Para a OMS (1994), a qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Objetivo: este trabalho baseia-se em uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de analisar e fundamentar as informações básicas transmitidas por um folderfornecido a esta população e os registros mostrados pela literatura científica sobre o envelhecimento e qualidade de vida no Brasil. Método: foi utilizado o banco de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Foram selecionados apenas os artigos relativos à educação e promoção da saúde do idoso, totalizando 10 artigos. Não houve necessidade de aprovação por um comitê de ética. Resultado: dentre os assuntos do folder, os que encontram fundamentação na literatura incluem a prática de exercícios físicos, participação em grupos de convivência, cuidados com alimentação, prevenção de acidentes e procura do serviço de saúde para vacinação. Por outro lado, não foram encontrados artigos que tratem da sexualidade na terceira idade e práticas que mantenham o cérebro atualizado. Discussão: verificou-se que o folder utilizado para o desenvolvimento deste trabalho traz inúmeras informações pertinentes no que diz respeito à promoção e educação da saúde de idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).