A produção científica brasileira, na última década, sobre a mortalidade de idosos por calazar
Palavras-chave:
leishmaniose visceral, envelhecimento, idoso, mortalidadeResumo
O envelhecimento da população tornou-se um desafio para o Estado devido ao crescimento de idosos nas duas últimas décadas, deixando de ser uma simples previsão e passando a ser uma realidade. Uma das características da população idosa é a sua maior fragilidade quando atingida por doenças crônicas e infeciosas. A Leishmaniose visceral ou calazar é uma doença crônica e grave, podendo ser fatal. Objetivo: devido a maior propensão à doenças no envelhecimento, e ao aumento desta população, é importante analisar a produção científica no Brasil sobre o impacto da Calazar no idoso. Método: revisão bibliográfica de artigos científicos publicados no período de 2000 a 2011, cujas pesquisas fossem nacionais e estivem disponíveis como texto completo na plataforma de periódicos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sobre a mortalidade de idoso por Calazar. Não houve necessidade de aprovação por um comitê de ética. Resultados: dois artigos preencheram os critérios de análise, e mostraram que, apesar do número em idosos infectados pela leishmaniose visceral ser baixo, a taxa de mortalidade é alta. Discussão: verificou-se a necessidade de pesquisas sobre a relação entre Calazar e o envelhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).