A produção científica brasileira, na última década, sobre a mortalidade de idosos por calazar

Autores

  • Iraci Gonçalves Guimarães UNB
  • Aline Evangelista de Almeida PUC-GO

Palavras-chave:

leishmaniose visceral, envelhecimento, idoso, mortalidade

Resumo

O envelhecimento da população tornou-se um desafio para o Estado devido ao crescimento de idosos nas duas últimas décadas, deixando de ser uma simples previsão e passando a ser uma realidade. Uma das características da população idosa é a sua maior fragilidade quando atingida por doenças crônicas e infeciosas. A Leishmaniose visceral ou calazar é uma doença crônica e grave, podendo ser fatal. Objetivo: devido a maior propensão à doenças no envelhecimento, e ao aumento desta população, é importante analisar a produção científica no Brasil sobre o impacto da Calazar no idoso. Método: revisão bibliográfica de artigos científicos publicados no período de 2000 a 2011, cujas pesquisas fossem nacionais e estivem disponíveis como texto completo na plataforma de periódicos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sobre a mortalidade de idoso por Calazar. Não houve necessidade de aprovação por um comitê de ética. Resultados: dois artigos preencheram os critérios de análise, e mostraram que, apesar do número em idosos infectados pela leishmaniose visceral ser baixo, a taxa de mortalidade é alta. Discussão: verificou-se a necessidade de pesquisas sobre a relação entre Calazar e o envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraci Gonçalves Guimarães, UNB

Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Mestrado em Ciências da Saúde - Universidade de Brasília (2005). Experiência em Psicologia Clinica, Neuropsicologia (coordenação de equipe, avaliação e intervenção), Pesquisa Básica Comportamental, Pesquisa Aplicada, Intervenção em Aprendizagem de crianças na pré-escola. Atualmente, orienta trabalhos de pós-graduação no NESPROM/UnB, na área de GERONTOLOGIA e Educação e Promoção da Saúde.

Downloads

Publicado

26-07-2017

Como Citar

1.
Guimarães IG, de Almeida AE. A produção científica brasileira, na última década, sobre a mortalidade de idosos por calazar. Rev. G&S [Internet]. 26º de julho de 2017 [citado 19º de dezembro de 2024];2(1):101-5. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/27

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa