Educação popular na atenção básica:
um enfoque na integralidade
Palabras clave:
Envelhecimento, Promoção da Saúde, ExercícioResumen
Introdução: A Organização Mundial de Saúde tem adotado o termo “Envelhecimento Ativo” para expressar o processo de conquista de uma visão positiva do envelhecimento, promovendo uma vida mais longa, que deve ser acompanhada de oportunidades contínuas para a saúde, a participação e a segurança. Objetivo: Relatar experiência de vivência multiprofissional em grupo de práticas corporais em uma Unidade de Saúde Básica (UBS). Materiais e Métodos: O grupo existe desde junho de 2014 com periodicidade de duas vezes por semana, 40 minutos de duração, no auditório da UBS e conta com 18 com idosos. A atividade tem a seguinte sequência: acolhimento, atividade socioeducativa, prática corporal (alongamento, aquecimento, parte principal, relaxamento), agradecimentos e recados. Resultados: O grupo procura privilegiar o sujeito em vez da doença; lidar com os diferentes conteúdos da cultura corporal de movimento e não apenas aqueles tradicionalmente reconhecidos como “eficazes” para promover saúde; envolver e co-responsabilizar os sujeitos nas atividades, por meio de um trabalho coletivo, que considere a troca de experiências. Conclusão: As atividades do grupo de práticas corporais da UBS vêm acontecendo na pretensão de empoderar seus participantes para uma vida salutar, onde as mesmas são co-responsabilizadas no processo saúde doença, visando autonomia do sujeito.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença