FUNCIONALIDADE DAS PLATAFORMAS SIGA E CROSS NA REGULAÇÃO EM ONCOLOGIA:

EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

Autores

  • Marcia Cristina Zago Novaretti Universidade Nove de Julho
  • Mario Ivo Serinolli Professor, Epiemiologia Universidade Nove de Julho
  • Simone Aquino Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Gestão, Gestão em saúde, Regulação, Oncologia

Resumo

No Brasil, o câncer tem importância epidemiológica e representa a segunda principal causa de morte. Nas últimas décadas, os avanços médico-tecnológicos destacaram a imprescindibilidade do diagnóstico precoce, bem como o rápido início do tratamento, para a obtenção dos melhores resultados no combate a essa doença. A Política de Atenção em Oncologia envolve as três esferas de Governo, que atuam em redes estaduais ou regionais, além de ações que vão desde promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação até cuidados paliativos, e fazem com que a regulação em oncologia seja fator determinante nesse processo. Este relato de experiência teve por objetivo analisar as funcionalidades das plataformas digitais SIGA e CROSS na regulação em oncologia no município de São Paulo e apontar oportunidades de melhoria. SIGA é um sistema informatizado municipal e CROSS é estadual. Ambos têm como característica a integração das informações, agendamento de consultas, exames e procedimentos, e possibilitam otimizar os recursos de alta complexidade existentes. Como pontos de melhoria, destacamos a incorporação de um fluxograma de acompanhamento passo a passo do paciente oncológico, a necessidade de uma maior interface entre as duas plataformas e a integração entre central telefônica e Sistema SIGA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Zago Novaretti, Universidade Nove de Julho

Professora do Mestrado Profissional de Gestão em Sistemas de Saúde e Professora de Medicina da Universidade Nove de Julho.Médica, hematologista com doutorado em medicina pela Universidade de São Paulo.Especialização em Saúde Públicae residência médica em pediatria.Foco em gestão estratégica em saúde, segurança do paciente e medicamentos.

Mario Ivo Serinolli, Professor, Epiemiologia Universidade Nove de Julho

Mestrado,Administração em Saúde, Fundação Getulio Vargas-FVG-EASPDoutor em medicina pela Faculdade de Medicina da USP

Simone Aquino, Universidade Nove de Julho

Professora do Mestrado Profissional de Gestão em Sistemas de Saúde e Professora de Medicina da Universidade Nove de Julho.Doutorado em Medicina Nuclear pela USP.

Downloads

Como Citar

1.
Novaretti MCZ, Serinolli MI, Aquino S. FUNCIONALIDADE DAS PLATAFORMAS SIGA E CROSS NA REGULAÇÃO EM ONCOLOGIA:: EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 20º de abril de 2024];6(1):pag. 698-714. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2608

Edição

Seção

Relatos de Experiências