GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NOS SERVIÇOS DE SAÚDE:

MODELO GERENCIAL EM DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Kênia Silva
  • Josilene Aparecida Alves Moreira
  • Leonardo Torres Vasconcelos
  • Letícia Lopes Oliveira
  • Caroline Kianne Coimbra

Palavras-chave:

Gestão, Gestão da Qualidade

Resumo

O objetivo desse artigo consiste em conhecer e analisar as produções no campo da gestão da qualidade em saúde, no período de 1992 a 2012, a fim de ampliar o aporte teórico sobre esse tema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica norteada pelos descritores: “Gestão de Qualidade Total”, “Gestão de Qualidade”, “Gestão de Qualidade em Saúde” e “ISO 9000”.Após a busca foram encontrados 173 artigos, dos quais 25 foram selecionados para a amostra do estudo. Depois da leitura completa dos artigos foram extraídos os temas principais existentes nos textos que foram organizados em 2 categorias temáticas. Dos 25 artigos selecionados, 60% se enquadram na categoria “Ferramentas, aplicação, indicadores e programas de qualidade”. Quanto ao tipo de publicação, 48% são artigos de Revisão da Literatura e 40% são artigos de Pesquisa. Em relação ao ano de publicação, 24% dos artigos foram publicados em 2010, seguido por 2011 com 16%. Com base nos artigos selecionados conclui-se que os profissionais reconhecem a importância da implantação da gestão da qualidade total como metodologia gerencial para facilitar o controle e os processos de trabalho.Porém, é necessário o envolvimento e acompanhamento da alta direção nesse processo, além da necessidade de valorização do potencial humano.

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Como Citar

1.
Silva K, Moreira JAA, Vasconcelos LT, Oliveira LL, Coimbra CK. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NOS SERVIÇOS DE SAÚDE:: MODELO GERENCIAL EM DESENVOLVIMENTO. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 23º de junho de 2021];6(1):pag. 617-632. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2589

Edição

Seção

Artigos de Revisão

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