A PESQUISA COMO FIO CONDUTOR PARA A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM:

REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Gabriella Santos Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
  • Mirelle Inácio Soares
  • Zélia Marilda Rodrigues Resck
  • Silvia Helena Henriques Camelo

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as evidências científicas de enfermagem sobre a pesquisa como fio condutor para a produção do cuidado em Enfermagem e para a implementação de uma práxis transformadora. Trata-se de uma revisão integrativa por meio de uma busca eletrônica nas bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS, COCHRANE LIBRARY e SCIELO BRASIL utilizando-se os descritores como pesquisa em enfermagem e cuidados de enfermagem. Foram considerados como critérios de inclusão artigos no idioma português, disponíveis na íntegra, publicados no período entre 2002 a 2012. Os resultados mostraram cinco artigos e sua análise permitiu identificar duas categorias: A pesquisa como elemento impulsionador da prática em enfermagem e a interface entre o cuidar e o pesquisar no contexto universitário. Conclui-se que a pesquisa como fio condutor para a produção do cuidado busca ampliar a qualidade das ações, estratégias de gerenciamento e da assistência de Enfermagem uma vez que a assistência prestada está voltada para a resolução imediata dos problemas de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Santos Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Bacharel em Enfermagem na Unifal-MG.

Mirelle Inácio Soares

Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Mestranda do PPGENF da Unifal-MG, Enfermeira, Especialista em Enfermagem em UTI, Grupo de pesquisa: Fundamentação teórica, metodológica e tecnológica de assistência ao indivíduo, família e coletividade.

Zélia Marilda Rodrigues Resck

Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Doutora em Enfermagem, Docente Associada da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unifal-MG, Enfermeira, Grupo de pesquisa: Fundamentação teórica, metodológica e tecnológica de assistência ao indivíduo, família e coletividade.

Silvia Helena Henriques Camelo

Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Enfermeira, Grupo de pesquisa: NUESAT, Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Downloads

Como Citar

1.
Lima GS, Soares MI, Resck ZMR, Camelo SHH. A PESQUISA COMO FIO CONDUTOR PARA A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM:: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 26º de abril de 2024];6(1):pag. 591-605. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2583

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)