ENVELHECIMENTO, SAÚDE PÚBLICA E PROJETO DE SERVIÇO

Autores

  • Guido Vaz Silva Universidade Federal Fluminense
  • Maria Clara Lippi Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gestão, Políticas de Saúde, Envelhecimento

Resumo

O envelhecimento populacional é considerado pela literatura como um dos grandes desafios da saúde pública. Pela Constituição Federal de 1988, a saúde é um dever do Estado. No âmbito da prestação de serviços públicos, a gestão da efetividade é tida como fundamental para o desempenho destes e da gestão pública num geral. Um dos meios propícios à gestão da efetividade é o princípio de que os serviços públicos devem ser projetados orientados aos impactos gerados quando de sua prestação. A partir da revisão na literatura sobre políticas públicas para envelhecimento, concluiu-se que o impacto orientador destes serviços é o que se chama de envelhecimento ativo. Por outro lado, a literatura de design dispõe de métodos e ferramentas que suportam o projeto de serviços orientados a impactos. Dentre estes métodos, os autores selecionaram o método HCD para aplicar em um caso. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em reprojetar um serviço de saúde direcionado a usuários idosos, já prestado por um centro municipal, que fosse capaz de promover o envelhecimento ativo para estes usuários. Os resultados consistem em requisitos que solucionam fatores de institucionalidade, continuidade, viabilidade, e acessibilidade dos usuários visando ao acompanhamento integral da população idosa no caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guido Vaz Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Administração pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense do curso de Administração.

Maria Clara Lippi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ, Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo de Produção Integrada/ COPPE/ UFRJ.

Downloads

Como Citar

1.
Silva GV, Lippi MC. ENVELHECIMENTO, SAÚDE PÚBLICA E PROJETO DE SERVIÇO. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 23º de abril de 2024];6(1):pag. 266-290. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2554

Edição

Seção

Artigos Originais