SELEÇÃO DE FORNECEDORES CONSIDERANDO FATORES SÓCIO-AMBIENTAIS E IMPACTO NA IMAGEM CORPORATIVA E DECISÃO DE COMPRA

Autores

  • Camila de Souza Marques Universidade de Brasília
  • Patrícia Guarnieri Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Gestão

Resumo

Nos últimos anos têm sido recorrentes os casos de práticas antiéticas por empresas têxteis de grande porte e reconhecidas mundialmente. Percebe-se um fator em comum entre elas: a negligência quanto às questões sócio-ambientais, refletida no uso de trabalho escravo, trabalho infantil, más condições de trabalho e danos ao meio ambiente causados pelos seus fornecedores. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar se a seleção de fornecedores considerando fatores sócio-ambientais e o impacto na imagem corporativa de empresas do segmento têxtil e na decisão de compra de acordo com a percepção do consumidor.  Foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, quali-quantitativa, cujo procedimento técnico utilizado foi o levantamento e para a coleta de dados utilizou-se o questionário. Verifica-se que apesar de os respondentes considerarem importante que as empresas prezem por selecionar fornecedores que observem os fatores sustentáveis e concordarem que atitudes sustentáveis dos fornecedores impactam positivamente na imagem da empresa contratante, enquanto que atitudes não sustentáveis tem efeito contrário, ainda não percebem a sustentabilidade como fator determinante para a compra e para sua fidelização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Souza Marques, Universidade de Brasília

Administradora

Patrícia Guarnieri, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, FACE, Departamento de Administração

Downloads

Como Citar

1.
Marques C de S, Guarnieri P. SELEÇÃO DE FORNECEDORES CONSIDERANDO FATORES SÓCIO-AMBIENTAIS E IMPACTO NA IMAGEM CORPORATIVA E DECISÃO DE COMPRA. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 21º de novembro de 2024];4(3):pag. 3415-3434. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2491

Edição

Seção

Artigos Originais