SELEÇÃO DE FORNECEDORES CONSIDERANDO FATORES SÓCIO-AMBIENTAIS E IMPACTO NA IMAGEM CORPORATIVA E DECISÃO DE COMPRA
Palavras-chave:
GestãoResumo
Nos últimos anos têm sido recorrentes os casos de práticas antiéticas por empresas têxteis de grande porte e reconhecidas mundialmente. Percebe-se um fator em comum entre elas: a negligência quanto à s questões sócio-ambientais, refletida no uso de trabalho escravo, trabalho infantil, más condições de trabalho e danos ao meio ambiente causados pelos seus fornecedores. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar se a seleção de fornecedores considerando fatores sócio-ambientais e o impacto na imagem corporativa de empresas do segmento têxtil e na decisão de compra de acordo com a percepção do consumidor. Foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, quali-quantitativa, cujo procedimento técnico utilizado foi o levantamento e para a coleta de dados utilizou-se o questionário. Verifica-se que apesar de os respondentes considerarem importante que as empresas prezem por selecionar fornecedores que observem os fatores sustentáveis e concordarem que atitudes sustentáveis dos fornecedores impactam positivamente na imagem da empresa contratante, enquanto que atitudes não sustentáveis tem efeito contrário, ainda não percebem a sustentabilidade como fator determinante para a compra e para sua fidelização.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).