Vivenciando a docência:

participação ativa do monitor nas aulas teóricas

Autores

  • Suellen Rodrigues de Oliveira UFMT
  • Andressa Merlin Maziero

Resumo

A monitoria tem um papel fundamental na formação complementar dos graduandos, inclusive na formação do próprio monitor, bem como em sua iniciação à docência. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelos monitores durante a execução de aulas teóricas de uma disciplina da graduação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência dos monitores elencando a importância de suas participações nas aulas teóricas em sala de aula. Assim com a participação ativa durante as aulas teóricas os monitores tiveram a oportunidade de vivenciarem de forma concreta a atuação do docente, bem como participar efetivamente das aulas teóricas, sendo responsáveis por parte da aula, sob a tutoria do docente responsável pelo conteúdo. Em síntese, identificamos como benéfica tal iniciativa dos docentes da disciplina, visando preparar os monitores para a atuação no ensino da Enfermagem, seja em nível médio, como em nível superior. Dessa forma, familiarizando os monitores com o cenário de ensino, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado e minimizando a ansiedade do futuro profissional ao adentrar a sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Rodrigues de Oliveira, UFMT

Docente do Instituto de Ciências da Saúde da UFMT Campus Sinop, com atuação na Graduação em Enfermagem.

Andressa Merlin Maziero

Granduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop.

Downloads

Publicado

07-08-2017

Como Citar

1.
Oliveira SR de, Maziero AM. Vivenciando a docência:: participação ativa do monitor nas aulas teóricas. Rev. G&S [Internet]. 7º de agosto de 2017 [citado 28º de março de 2024];1(1):1817-24. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/223

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)