A motivação e sua relação com os problemas de aprendizagem

Autores

  • Tiago Tristão Artero Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Saúde Mental, Motivação

Resumo

O processo de aprendizagem é influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Conhece-los é um desafio ao educador e família, na perspectiva de oferecer suporte ao educando. Nesse sentido o estudo teve por objetivo discorrer a respeito dos fatores que influenciam a motivação para a aprendizagem de estudantes. Estudo de natureza bibliográfica, utilizou 5 livros e 18 artigos que relacionam-se com o tema. Os resultados revelaram que a motivação para aprendizagem em escolares pode ter influência pessoal, familiar e social, tanto nos aspectos positivos quanto negativos. Recomenda-se que os educadores atentem-se para identificar os educandos com dificuldade de aprendizado e adotem os procedimentos que possam motiva-los. A intersetorialidade com o setor saúde e o estreitamento das relações entre a escola e família é algo necessário para que haja uma efetiva intervenção no educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Tristão Artero, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado Educação Física - UFMSGraduando Matemática - Uniasselvi-PRPós Graduando - Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCDB-MS), Neuropsicopedagogia do Desenvolvimento Humano (Uniasselvi-PR).

Publicado

2017-07-28

Como Citar

1.
Artero TT. A motivação e sua relação com os problemas de aprendizagem. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 8º de março de 2021];3(3):840-5. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/143

Edição

Seção

Artigos de Revisão