Participações no Espaço Digital: Uma Discussão a Partir de Revistas de Arte No Brasil

A Discussion Based on Art Magazines in Brazil

Autores/as

  • Talitha Motter Université de Montréal

Palabras clave:

Espaço Digital, Revista de Arte Digital, Brasil, Participação

Resumen

Segundo o filósofo do virtual Marcello Vitali-Rosati (2016), o espaço digital não se resume aos ambientes digitais, mas se traduz pelo espaço no qual nós vivemos, pelo seu conjunto inseparável de tudo que é realizado on-line. Dentro do contexto das revistas de arte digitais, essa noção permite compreender que essas publicações colaboram para a conexão entre aquilo que se passa na Internet e o que acontece no espaço físico. Pegando o caso brasileiro, este artigo abordará as formas de participação digital envolvidas em cinco revistas, seja por meio de eventos, de chamadas para publicação ou de trocas nas redes sociais. Nesse contexto, traço um paralelo entre as abordagens participativas dessas publicações e as tendências artísticas desenvolvidas no Brasil que buscam renovar a experiência do sensível, transformando as pessoas do público em participantes (HUCHET 2014).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BECKER, Howard. Les mondes de l’art. Paris: Flammarion, 2010.

BUENO MOTTER, TALITHA. Les réseaux sensibles : une étude des revues d’art numériques au Brésil. Tese de doutorado: Université de Montréal, abril 2024. Disponível em: http://hdl.handle.net/1866/33752.

CASTELLS, Manuel. Opening: Networking Minds, Creating Meaning, Contesting Power. Em: CASTELLS, Manuel. (Ed.). Networks of outrage and hope: social movements in the Internet Age. Cambridge, UK ; Malden, MA: Polity Press, 2012a. p. 2–19.

______. Networked Social Movements: A Global Trend? Em: CASTELLS, Manuel. (Ed.). Networks of outrage and hope: social movements in the Internet Age. Cambridge, UK ; Malden, MA: Polity Press, 2012b. p. 220–245.

D’ANTONA, Raphael. Arte ConTexto 10 anos : Raphael D’antona. Instagram Arte ConTexto, 17 jul. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CuzIpOVpBFx/. Acesso em: 6 dez. 2023

ENTLER, Ronaldo. A retórica de um fotógrafo, as retóricas da imagem. Icônica, 10 maio 2010. Disponível em: https://www.iconica.com.br/site/a-retorica-de-um-fotografo-as-retoricas-da-imagem/. Acesso em: 6 fev. 2025.

______; MOTTER, Talitha. Entrevista com o cofundador do Icônica Ronaldo Entler. Réseaux Sensibles, 5 maio 2020. Disponível em: https://resensibles.hypotheses.org/542. Acesso em: 30 ago. 2021.

FREY, Tales; MOTTER, Talitha. Entrevista com o cofundador da Performatus Tales Frey. Réseaux Sensibles, 2 abr. 2020. Disponível em: https://resensibles.hypotheses.org/401. Acesso em: 22 fev. 2022.

HUCHET, Stéphane. Action / Participation. Appareil, n. 14, 10 dez. 2014. Disponível em: https://journals.openedition.org/appareil/2109. Acesso em: 29 maio 2023.

KNAAK, Bianca. Utopias do lugar : arte pública, espaço público, intervenção artística urbana. Anais do XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Novos Mundos: fronteiras, inclusão, utopias. Em: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE. Rio de Janeiro: 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202334. Acesso em: 20 nov. 2023

R. TANGERINI, Vanessa. Comentários sobre uma relação expandida. Revista Desvio, v. 6, n. 3, p. 82–83, nov. 2021. Disponível em: https://revistadesvio.eba.ufrj.br/2021/11/07/edicao-especial-de-aniversario-da-revista-desvio/. Acesso em: 6 fev. 2025.

REVISTA DESVIO. Edição de aniversário. Revista Desvio, v. 6, n. 3, p. 6–11, nov. 2021. Disponível em: https://revistadesvio.eba.ufrj.br/2021/11/07/edicao-especial-de-aniversario-da-revista-desvio/. Acesso em: 6 fev. 2025.

SOUCHIER, Emmanuël; CANDEL, Étienne; GOMEZ-MEJIA, Gustavo. Le numérique, c’est de l’écriture. Em: Le numérique comme écriture. Codex. Paris: Armand Colin, 2019a. p. 21–77.

______. Facebook ou la vie « sociale » des réseaux. Em: Le numérique comme écriture. Codex. Paris: Armand Colin, 2019b. p. 281–295.

SOUSA, Gabriela Lúcio de; OVIDIO, João Paulo; MOTTER, Talitha. Entrevista com os diretores da Revista Desvio Gabriela Lúcio de Sousa e João Paulo Ovidio. Réseaux Sensibles, 1 dez. 2019. Disponível em: https://resensibles.hypotheses.org/243. Acesso em: 22 fev. 2022.

VEIGA, Valesca; MOTTER, Talitha. Entrevista com Valesca Veiga, idealizadora e editora da revista o fermento. Réseaux Sensibles, 8 nov. 2021. Disponível em: https://resensibles.hypotheses.org/1040. Acesso em: 9 mar. 2022.

VIEIRA, Camila. Dois tipos de rótulos Crítica à exposição Junho de 2013: 5 anos depois. Parte III. Revista Desvio, 7 jul. 2018a. Disponível em: https://web.archive.org/web/20200922004050/https://revistadesvio.com/2018/07/07/dois-tipos-de-rotulos-critica-a-exposicao-junho-de-2013-5-anos-depois-parte-iii/. Acesso em: 25 fev. 2025.

______. Sobre lutas e caminhos Crítica à exposição Junho de 2013, 5 anos depois. Final. Revista Desvio, 14 jul. 2018b. Disponível em: https://web.archive.org/web/20210514153055/https://revistadesvio.com/2018/07/14/sobre-lutas-e-caminhos-critica-a-exposicao-junho-de-2013-5-anos-depois-final/. Acesso em: 25 fev. 2025.

VITALI-ROSATI, Marcello. Qu’est-ce que l’éditorialisation ? Sens Public, p. 1–33, 2016. Disponível em: http://www.sens-public.org/article1184.html. Acesso em: 21 jul. 2017.

WOOKEY, Sara. Carta aberta de uma bailarina que se recusou a participar na performance de Marina Abramović no MOCA. eRevista Performatus, n. 3, mar. 2013. Disponível em: https://performatus.com.br/traducoes/carta-aberta/ Acesso em: 6 fev. 2025.

WORMSER, Gérard. Mark Zuckerberg et la tentation hégémonique de Facebook. Em: WORMSER, Gérard. (Ed.). Facebook: l’école des fans. Montréal: Les ateliers de [sens public], 2018. p. 65–81.

Publicado

2025-06-29

Cómo citar

Motter, T. (2025). Participações no Espaço Digital: Uma Discussão a Partir de Revistas de Arte No Brasil: A Discussion Based on Art Magazines in Brazil. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 24(01). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/57438