Curadoria, cognição e sensibilidade: exposições de arte com inteligência artificial

Autores

  • Daniel Hora Ufes

Palavras-chave:

Arte generativa , Estética pós-digital, Sistema da arte, Condição pós-conceitual

Resumo

Este ensaio apresenta uma revisão crítica de exposições coletivas recentes dedica das a projetos artísticos com o uso de inteligência artificial. O trabalho explora aspectos curatoriais da arte contemporânea em mídias algorítmicas, considerando-se três mostras visitadas entre 2023 e 2024, em Barcelona (Espanha), Karlsruhe (Alemanha) e São Paulo (Brasil). A argumentação combina comentários a respeito da observação direta de cada montagem e a reflexão sobre obras selecionadas, em paralelo com a análise de recursos de mediação e material informativo. Com fundamentação extraída da estética e da teoria da arte e mídia, o estudo levanta questões derivadas das articulações entre o caráter cognitivo e sensível nas obras de arte generativas, organizando subsídios para futuras abordagens teóricas e práticas.

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Hora, D. (2024). Curadoria, cognição e sensibilidade: exposições de arte com inteligência artificial. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 23(2), 78–94. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/56360

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Colaborações - Tema Livre