CRÍTICA INSTITUCIONAL E CONCEITUALISMOS NA ARTE ARGENTINA: A PALAVRA COMO EMBLEMA POLÍTICO

Autores

  • Luiza Mader Paladino

Resumo

Este trabalho apresenta um breve percurso institucional da arte argentina, ao longo das
décadas de 1960 e 1970, com foco no Instituto Torcuato Di Tella e no CAYC – Centro de
Arte y Comunicación. Ambas as entidades são analisadas à luz do crescente aparato
repressivo amparado pelos regimes militares no país, com o intuito de compreender
como os ecos autoritários impactaram nas agendas institucionais e, em especial, na
produção artística. Nesse contexto, nota-se um novo rumo na arte assinalado pela

radicalização política de diversos artistas, em confluência com a adoção de proposi-
ções cada vez mais experimentais, que buscaram romper com as tradições anteriores.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Paladino, L. M. (2023). CRÍTICA INSTITUCIONAL E CONCEITUALISMOS NA ARTE ARGENTINA: A PALAVRA COMO EMBLEMA POLÍTICO. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 22(1), 29–45. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/52102

Edição

Seção

Artigos