UM ENTRELAÇAR DE AÇÕES CRIATIVAS ENTRE ARTE E TECNOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

arte-tecnologia, algoritmos, IA, sistemas representacionais, procedimentos cognitivos

Resumo

Artistas, quando trabalham com algoritmos complexos e IA, trazem questões estéticas, conceituais e poéticas que, muitas vezes, os cientistas, realizando seus trabalhos para outros fins, não percebem no potencial dessas ferramentas. Este estudo parte da premissa de que o trabalho conjunto entre artista e cientista ampliam o conhecimento. Conforme Ivo Ibri, o artista atua a partir de uma experiência desinteressada e sem propósito prático, permitindo desmobilizar e obter outro ponto de vista das formas conceituais do mundo (IBRI, 2020, p.6). Este artigo procurará demonstrar diferentes sistemas representacionais e procedimentos cognitivos criativos a partir de exemplos de obras artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Laurentiz, Universidade de São Paulo - USP

Livre-docente, Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP. Líder-fundadora do Grupo de Pesquisa Realidades – das realidades tangíveis às realidades ontológicas (http://www2.eca.usp.br/realidades) – ECA-USP, certificado pela Instituição e reconhecido pelo CNPq. É docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-ECA) e do Departamento de Artes Plásticas (CAP-ECA).

Referências

ALBUQUERQUE VIEIRA, J (2010), “Teoria do Conhecimento e Arte”. Revista Música Hodie, 9(2). doi: 10.5216/mh.v9i2.11088, p. 11-24.

BORGES, J. L. (1944). Funes, o memorioso, pode ser encontrado em https://www.alfredo-braga.pro.br/biblioteca/memorioso.html (acessado em 2022).

BORGES, J. L. (2007). “O idioma analítico de John Wilkin”, In Outras inquisições, Jorge Luis Borges, trad. Davi Arrigucci Jr., São Paulo: Companhia das Letras, coletânea de ensaios publicados em revistas e jornais argentinos entre 1936 e 1952. Título original: Otras

inquisiciones (1952).

CRAWFORD, K.; PAGLEN, T. (2019), “Excavating AI: The Politics of Training Sets for Machine Learning”. The AI Now Institute, NYU, September 19, 2019, at https://excavating.ai/ (acessado em 2022).

ESSER, P.; ROMBACH, R.; OMMER, B. (2020), “A Note on Data Biases in Generative Models”, publisher: arXiv, doi: https://doi.org/10.48550/arXiv.2012.02516

FEENBERG, A. (2003). Conferência realizada para os estudantes universitários de Komaba em junho de 2003, sob o título de “What is Philosophy of Technology?”. Tradução de Agustín Apaza, com revisão de Newton Ramos-de-Oliveira. Revisão substancial feita em junho de 2015 por Franco Nero Antunes Soares para fins didáticos. O texto original em língua inglesa pode ser encontrado em [Lecture for the Komaba undergraduates, June, 2003] What Is Philosophy of Technology? Andrew Feenberg in https://www.sfu.ca/~andrewf/books/What_is_Philosophy_of_Technology.pdf ]

HOFFMEYER, J. (2015a), “Semiotic scaffolding: a unitary principle gluing life and culture together”. Green Letters Journal, 19:3, 1-12, DOI: 10.1080/14688417.2015.1058175 p. 157.

HOFFMEYER, J. Introduction: Semiotic Scaffolding. Biosemiotics 8, Springer, 153–158 (2015b). https://doi.org/10.1007/s12304-015-9236-1

HUI, Y. (2020), Tecnodiversidade, Ubu (Translated by Humberto do Amaral).

IBRI, I. (2020). Semiotics and Pragmatism – Theoretical Interfaces (Vol. 1), Editora Cultura Acadêmico, Marília, Brasil.

LAURENTIZ, S. (2022). Art-technology: contributions to future intertwining of creative action. In: Tareq Ahram, Waldemar Karwowski, Pepetto Di Bucchianico, Redha Taiar, Luca Casarotto and Pietro Costa (eds) Intelligent Human Systems Integration (IHSI 2022): Integrating People and Intelligent Systems. AHFE (2022) International Conference. AHFE Open Access, vol 22. AHFE International, USA. http://doi.org/10.54941/ahfe1001034

LAURENTIZ, S. (2021), “Art in the Context of Algorithmic Logic Procedures”. Arbor, 197(800), a603, at https://doi.org/10.3989/arbor.2021.800005 (acessado em 2022).

LAURENTIZ, S.: Conformed thought and the Art of Algorithms. In Proceedings of the 9th International conference on digital and interactive arts - ARTECH, 23-25 October 2019, Braga, Portugal, ISBN/ISSN 9781450372503, p. 465-472. Editora Universidade Católica Portuguesa, Portugal (2019).

MAEDA, J. (2004), Creative Code: Aesthetics + Computation, Thames & Hudson, USA.

SHAROV, A. A. (2010). "Functional Information: Towards Synthesis of Biosemiotics and Cybernetics" Entropy 12, no. 5: 1050-1070. https://doi.org/10.3390/e12051050 (acessado em 2022).

TORRALBA, A.; Efros, A.A. (2011). "Unbiased look at dataset bias," CVPR 2011, 2011, pp. 1521- 1528, doi: 10.1109/CVPR.2011.5995347.

VENANCIO JÚNIOR, S. J. (2019). EXTENTIO: Desenhos de Máquina, Desígnios Humanos. 2019. 200 p. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais - PPGAV), Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, Brasil. In https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-15012020-101135/publico/SergioJoseVenancioJunior.pdf

Downloads

Publicado

2023-05-21

Como Citar

Laurentiz, S. (2023). UM ENTRELAÇAR DE AÇÕES CRIATIVAS ENTRE ARTE E TECNOLOGIA. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 459–467. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48493

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art