.NOTAÇÕES

operações cartográficas no/do cotidiano

Autores

Palavras-chave:

arte e tecnologia, narrativa geolocalizada, cartografia do cotidiano

Resumo

O texto aborda o projeto ".notações", enquanto um exercício cartográfico do habitar no cotidiano. Entre o quadro estático e a sucessão de imagens do fotofilme, formaliza-se a topografia como lógica operacional da narrativa visual, que evoca tempos vividos, ações situadas a partir de um arquivo imagético, questionando as relações entre lugares e memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Paraguai, Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas

Coordenadora e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Consultora Ad Hoc da CAPES e FAPESP. Reviewer da Leonardo Digital. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Produção e Pesquisa em Arte. Artista-Pesquisadora nas interlocuções entre arte/design/tecnologia investiga linguagens e materialidades, que operacionalizam tecnologias enquanto modos de construção e perceção do mundo. Graduação em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorados no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão e no Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Referências

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUBOIS, Philippe. A imagem-memória ou a mise-en-film da fotografia no cinema autobiográfico moderno. Revista Laika, vol. 1, n. 1, p. 1-37, jul. 2012. Disponível em <http://www2.eca.usp.br/publicacoes/laika/?p=37>. Acesso em 20 set. 2020.

DUBOIS, Philippe. Pós-fotografia, pós-cinema: os desafios do "pós". In FURTADO, Beatriz;

DUBOIS, Philippe (org.) Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019. p. 16-29.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

HAUSKEN, Liv. The Temporalities of the Narrative Slide Motion Film. In RØSSAAK, Eivind (editor). Between Stillness and Motion Film, Photography, Algorithms. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2011. p. 85-108.

LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 2011.

OLIVEIRA, Gabriel. Guia básico de termos cinematográficos de A a Z. 2016. Disponível em

<https://www.cineset.com.br/guia-basico-de-termos-cinematograficos-de-z/>. Acesso em 20 nov. 2022.

PALLASMAA, Juhani. Habitar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.

PARAGUAI, Luisa. Habitar “vazios”: entre lugares e memórias de Alberto Bitar. ESTUDIO, artistas sobre outras obras, vol. 12, no. 35, julho-setembro 2021, p. 109-117. Disponível em <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/53439/2/CIEBA_E_v12_iss35.pdf>. Acesso em 20

nov. 2022.

PARAGUAI, Luisa; ALMOZARA, Paula. "Coletas em Incursões Cotidianas" e "Notações" : Exercícios Poéticos no Contexto de Distância Social. Art&Sensorium, Curitiba, vol. 7, no. 2, p. 207-217, Jul.-Dez. 2020. Disponível em

<https://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/3802/pdf_50>. Acesso em 20 nov. 2022.

PELBART, Peter Pál. O tempo não reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2015.

SALLES, Almeida Salles. Anotações de Daniel Senise: um canteiro de obras. ARS, São Paulo, vol. 1, n. 2, Dec. 2003. Disponível em

<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202003000200008>. Acesso em 20 nov. 2022.

SEGAUD, Marion. Antropologia do espaço: habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.

SILVA, Isabel de Fátima Teixeira (org.). Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE; Diretoria de Geociências - DGC, 1998.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Paraguai, L. (2023). .NOTAÇÕES: operações cartográficas no/do cotidiano. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 348–354. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48475

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art