HIPERBÓLICA

Performance Telemática Interativa

Autores

Palavras-chave:

Hiperbólica, NANO, Biotelemática, Performance, Arte Computacional

Resumo

O Núcleo de Arte e Novos Organismos – NANO (EBA/UFRJ), coordenado pelos artistas pesquisadores Guto Nóbrega e Malu Fragoso, tem como base de investigação a tríade arte-ciência-tecnologia no ambiente telemático. Este artigo trata de um processo de criação, estruturado sobre os eixos arte, hibridação, biotelemática e transculturalidade, onde exploramos as possibilidades de conectividade e o potencial telemático dessas possíveis interconexões numa performance em tempo real. Esta obra é uma versão condensada da experiência de laboratório aberto, realizada nos eventos Hiperorgânicos, realizada por uma equipe do laboratório especialmente para a exposição EmMeio#14. O tema proposto é a Hipérbole, ou Hiper-Parábola, e sua poética de desencontros, num exercício de criação de meios de interação, via internet, para reduzir as distâncias entre agentes, remotos ou locais. Cada um dos autores apresenta sua pesquisa e sua contribuição para a composição da Hipérbole telemática interativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos de Oliveira Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Carlos de Oliveira (Vamoss) é artista-programador, utiliza o código como matéria prima para criar projetos de arte gerativa. É Diretor de Tecnologia na SuperUber, onde contribuiu para projetos de museus em todo mundo desde 2011. É doutorando em Artes Visuais no PPGAV- UFRJ, na linha de Poéticas Interdisciplinares. Formado em Design e mestre em Economia Criativa pela ESPM-Rio, onde engajou com a comunidade de artistas-programadores brasileiros para criar o Encontros Digitais, um espaço de aprendizado em arte e novas tecnologias.

Bruna Machado Gama, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bruna Machado é Licenciada de Expressão Gráfica pela Escola de Belas Artes e artista-pesquisadora atualmente no laboratório NANO, desenvolve sua pesquisa teórico-prática em torno de sistemas inventivos experimentais feitos partir de análises morfológicas da Tecnologia e seus meios, a partir do interesse na relação entre as cosmovisões indígenas e ancestrais na criação de narrativas e estéticas biomiméticas, quânticas e holísticas.

Izadora Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Izadora da Silva Alves (1999, Rio de Janeiro), graduanda em Educação Artística com habilitação em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é artista, arte educadora, ilustradora e pesquisadora no NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos, fascinada nas questões que envolvem o corpo humano e outros organismos em suas interações com o ambiente tecnológico e o papel tecelador da arte nessa experimentação. Tem os principais campos de interesse em antropologia cultural, tecnoxamanismo, ancestrofuturismo, virtualização e neurobiologia vegetal.

Maria Luiza Fragoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Maria Luiza (Malu) Fragoso é brasileira, artista e professora universitária, atualmente no Departamento de Comunicação Visual e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu trabalho aborda domínios da arte, ciência, tecnologia, natureza e culturas tradicionais e é motivado pela união da arte com sua vivência de produtora rural e queijeira na Granja Sagrada Família (RJ). Coordenadora do Núcleo de Arte e Novos Organismos, junto com Guto Nóbrega, situado na Escola de Belas Artes da UFRJ, produz estudos teórico-práticos no campo da experimentação artística envolvendo objetos e ambientes conectados na internet (IoT), performances e instalações computacionais.

Sofia Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Sofia Reis é artista-pesquisadora no laboratório NANO e graduanda no curso de Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Sua pesquisa em desenvolvimento gira em torno da experimentação com a fotografia, arte, tecnologia, sua conexão com a natureza e seus meios, busca abordar questões fantasmagóricas e do que é invisível ao olhar, trazendo a tona atmosferas abstratas e a captura do corpo e sua ocupação pelo espaço-tempo.

Referências

COCCIA, Emanuelle. The Life of Plants : A Metaphysics of Mixtur. Cambridge, UK. 2019. HARAWAY, D. Manifesto Ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In. Tadeu, T.(Org.) Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Pp 33-118.

MANCUSO, Stefano. Revolução das plantas: Um novo modelo para o futuro. Brasil, Ubu Editora, 2019.NARBY, Jeremy. A SERPENTE CÓSMICA: O DNA e a origem do saber. Ed. Dantes – 1ª Edição - Rio de Janeiro, 2018.

NÓBREGA, Carlos Augusto M. da. FRAGOSO, Maria Luiza P.G. Hiperorgânicos: Ressonâncias, Arte, Hibridação e Biotelemática. Ed. Rio Book’s – 1ª Edição – Rio de Janeiro, 2016. NÓBREGA, Carlos. Hiperorgânicos. Do cubo branco ao tesserato. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, jan. 2018, v. 2, n.1, p.170-180. Disponível em:http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/943?;DOI:https://d oi.org/10.24978/mod.v2i1.943> Acesso em: 23 de nov. de 2019.

OLIVEIRA JUNIOR, Carlos. Arte de Código Aberto. In: 7o Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais. 2022.

SAGAN, Darion. Livro dos seres invisíveis. Ed. Dantes – 1ª Edição – Rio de Janeiro, 2021. SANTAELLA, L. Pós-humano: por quê? . Revista USP, [S. l.], n. 74, p. 126-137, 2007. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i74p126-137. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13607. Acesso em: 16 fev. 2022.

WINNER, Langdon. Do Artifacts Have Politics? Daedalus. 1980. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20024652>. Acesso em: 5 mar. 2022.

https://theconversation.com/corals-crochet-and-the-cosmos-how-hyperbolic-geometry-

pervades-the-universe-53382

http://isama.org/hyperseeing/

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

de Oliveira Junior, C., Machado Gama, B., Alves, I., Fragoso, M. L., & Reis, S. (2023). HIPERBÓLICA: Performance Telemática Interativa. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 135–151. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48434

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art