ATUALIZAÇÃO DE OBRAS DIGITAIS

Telescanfax (1990/2022) e Encontros (2012/2022)

Autores

Palavras-chave:

Poéticas Digitais, Arte e Tecnologia, instalação interativa, arte digital, atualização

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo apresentar brevemente o processo de recuperação e de atualização e de algumas obras de arte digital de Gilbertto Prado e/ou com o Grupo Poéticas Digitais. São instalações interativas e alguns poemas visuais. Algumas dessas obras foram realizadas no começo dos anos 90 e muitas delas apesar de mais recentes já não conseguem mais ser exibidas devido à mudança de programas, equipamentos e dispositivos que já não são acessíveis. Muitas dessas obras
são processos de experimentação, tanto de construção poética quanto material. Entre as noves obras que foram trabalhadas temos: Telescanfax – A vendedora de ferros de passar roupa (1991); e Encontros (2012) que foram apresentadas na Exposição EmMeio#14, Museu Nacional da República, Brasília, de setembro a outubro de 2022. O processo de atualização foi realizado com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilbertto Prado, PPG Artes Visuais – ECA/USP; PPG Design - UAM

Artista e coordenador do Grupo Poéticas Digitais. Estudou Artes e Engenharia na Unicamp e obteve o doutorado em Artes na Universidade Paris I – Panthéon Sorbonne em 1994. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Atualmente é Professor dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA – Universidade de São Paulo e do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

ARANTES, Priscila; PRADO, Gilbertto. Expanded Circuits and Poetic re-writings: Circuito Alameda. Panel 492. Penumbra in faint light: contemporary art and technology in Latin America. Proceedings of the 25th International Symposium on Electronic Art. Gwangju: Art

Center Nabi, Korea p. 679-682, 2019. http://j.mp/2Y893FU I

CABRAL, Artur; VENTURELLI, Suzete; PRADO, Gilbertto. Sinais detectados entre o biológico e o maquínico. In DATJournal V4, N. 3 (2019), p. 117-127. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.152

LIMA, Leonardo; PRADO, Gilbertto. Interactive Digital Images. DATJournal [S.l.], v. 3, n. 2, p. 43-71 (2018). DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.86

PARAGUAI, Luisa; PRADO, Gilbertto. Encontros: An Artwork on Borders and Networked Mobilities. In The Routledge Companion to Mobile Media Art. (Larissa Hjorth; Adriana de Souza e Silva; Klare Lanson, Orgs.). Abigdon, UK: Routledge, 2020, p. 438-447.

PRADO Gilbertto; CUZZIOL, Marcos. Desertesejo (2000/2014): Notes on the Restoration Process. In: Kurosu M. (eds) Human-Computer Interaction. Design Practice in Contemporary Societies. HCII 2019. Lecture Notes in Computer Science, vol 11568. Springer, Cham, 2019.

DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-22636-7_17

PRADO Gilbertto; LA FERLA, Jorge. Circuito Alameda, Ciudad de México, Instituto Nacional de Bellas Artes | Laboratorio Arte Alameda, 2018. Disponível em <http://www.gilberttoprado.net/assets/circuito_alameda_gttoprado_jlf.pdf>

PRADO, Gilbertto. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. (Introdução: Arlindo Machado e Julio Plaza). São Paulo: Itaú Cultural, 2003. Disponível em <https://poeticasdigitais.files.wordpress.com/2009/09/2003-arte_telematica_dos_intercambios_pontuais_aos.pdf>

PRADO, Gilbertto. Apontamentos para o game Cozinheiro das Almas. In Lucia Santaella & Priscila Arantes (Eds.), Estéticas Tecnológicas: novos modos de sentir, (pp. 421-430). São Paulo: Educ, 2008.

PRADO, Gilbertto. Game “Cozinheiro das Almas”: breves relatos do processo de construção. In E. Trivinho & E. Cazeloto (Eds.), A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto Itaú Cultural, 2009.

PRADO, Gilbertto. Grupo Poéticas Digitais: projetos desluz e amoreiras. ARS (São Paulo), São Paulo, v.8, n. 16, 2010, p. 110-125. Doi: 10.1590/S1678-532020100000200008

PRADO, Gilbertto. Projetos catavento e amoreiras In Art – Arte e Tecnologia // Modus operandi universal, Anais do #11ART: homo aestheticus. org. Cleomar Rocha, Maria Beatriz de Medeiros, Suzete Venturelli). PPGAV – UnB, p. 81-88, 2012.

PRADO, Gilbertto. Projetos recentes do Grupo Poéticas Digitais In Poesia Visual. org. Alberto Saraiva. F10 Editora: Oi Futuro, pp. 14-21, 2013.

PRADO, Gilbertto. Arte digital, diálogos e processos. In G. Beiguelman & A. G. Magalhães

(Eds.), Futuros Possíveis: Arte, Museus E Arquivos Digitais/Possible Futures: Art, Museums

And Digital Archives. São Paulo: Ed. Peirópolis, pp. 120-134, 2014.

PRADO, Gilbertto. Grupo Poéticas Digitais: Dialogo y Medio Ambiente. ANIAV – Revista de

Investigación en Artes Visuales, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 47-58, 2017. DOI:

https://doi.org/10.4995/aniav.2017.7820

PRADO, Gilbertto. Project Amoreiras (Mulberry Trees): Autonomy and Artificial Learning in

an Urban Environment. Leonardo 2018 51:1, 61-62. DOI:

https://doi.org/10.1162/LEON_a_01557

PRADO, Gilbertto. Circuito Alameda: Algunos apuntes sobre las obras Jardín Alameda,

Encontros, Caja de Choque y Serigrafías. ANIAV - Revista de Investigación en Artes Visuales,

[S.l.], n. 5, p. 13-29, sep. 2019a. DOI: https://doi.org/10.4995/aniav.2019.11967

PRADO, Gilbertto. Encontros (Meetings). Proceedings of the 9Th International Conference

on Digital and Interactive Arts. Braga, Portugal. New York: The Association for Computing

Machinery. p. 257-260, 2019b. DOI: https://doi.org/10.1145/3359852.3359934

PRADO, Gilbertto et al. Algunos apuntes sobre la relectura y el siempre rehacer de algunas

obras. In Prado, Gilbertto; La Ferla, Jorge (Org.). Circuito Alameda. Ciudad de México:

Instituto Nacional de Bellas Artes | Laboratorio Arte Alameda, 2018. p. 38-52

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Prado, G. (2023). ATUALIZAÇÃO DE OBRAS DIGITAIS: Telescanfax (1990/2022) e Encontros (2012/2022). Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 107–119. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48431

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art