Imagem da palavra; palavra da imagem

Sobrevivência & resistência em benjamina por Nelson Cruz

Autores

Palavras-chave:

Imagem, Palavra, Narrativa Visual, Experiência, Ilustração

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise das ilustrações do livro Benjamina (2019) de Nelson Cruz, partindo inicialmente de uma investigação da ilustração. Em seguida, propõe-se uma reflexão sobre a articulação da prosa poética à imagem para se pensar a dupla articulação entre a narrativa do texto ao desenho. Por fim, pretende-se investigar a estrutura conceitual das ilustrações no campo da literatura, tendo como pressuposto a integração entre a experiência estética da imagem à experiência interpretativa do texto literário. O propósito do artigo é colocar em questão como o tema da sobrevivência e da resistência atinge uma outra amplitude narrativa a partir da integração da palavra e da imagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea de Paula Xavier Vilela, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora e Pesquisadora da Escola de Belas Artes da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais). Doutora em Literatura pela FALE-UFMG com a tese " Lúcio Cardoso- O traçado de uma vida" ( 2007) ; Mestre em Literatura pela FALE-UFMG com a dissertação " Olhar sobre uma Casa Escrita - A poética de Lúcio Cardoso no romance Crônica da Casa Assassinada" ( 2001); Graduada em Desenho pela EBA- UFMG (1985). Atua nos temas ilustração, desenho, design, artes, literatura, Lúcio Cardoso, Maria Helena Cardoso.

Mirella Spinelli, Mestre pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986).MESTRADO: PPGARTES/UEMG 2020 Pós-graduação "Especialização em ARTE CONTEMPORÂNEA:ATUALIZAÇÃO CRÍTICA - IEC/PUC-MG- 2002 Pós-graduação "Especialização em HISTÓRIA DA CULTURA E DA ARTE" - FAFICH-UFMG - 2005; mestre pela Universidade Estadual de Minas Gerais com a dissertação - No silêncio as Palavras. Professora das disciplinas TEORIA DA COR e DESENHO - CURSO DE DESIGN- UNIVERSIDADE FUMEC- 2001-2009 Roteirista e ilustradora do livro "O diário de Anne Frank em quadrinhos", selecionado para o PNLD 2020 Co-autora da coleção ARTE - 2º ao 9°ano - Ensino Fundamental - PROJECTA - 2009 Co-autora dos livros ARTE- 9º ANO -SISTEMA ARI DE SÁ- FORTALEZA - CE- 2016 Co-autora dos livros ARTE- 1º SÉRIE -SISTEMA ARI DE SÁ- FORTALEZA - CE- 2016 ROTEIRISTA E ILUSTRADORA de "O Diário de Anne Frank em quadrinhos " - 2017 ROTEIRISTA E ILUSTRADORA da Coleção "MESTRE DA ARTE EM QUADRINHOS" : Leonardo da Vinci (2014), Vincent Van Gogh (2017) e Michelangelo Buonarotti (em produção). 

Angélica Adverse, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne (2016). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2020). Mestrado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Bacharel em Desenho pela EBA/UFMG. Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É Professora Adjunta da Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora colaboradora no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arte e como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. No âmbito da arte, desenvolve trabalhos propondo diálogos transdisciplinares por meio de livros de artista, vestuário, têxteis, desenho, aquarela e fotografia. Pesquisa de tendências em moda e estilo, delineando as expressões da arte e das culturas urbanas. Publicou os seguintes livros: Moda Moderna Medida do Tempo: O futurismo Italiano e a Estética do Efêmero (2012) São Paulo: Estação das Letras & Cores; Imagens São Espelhos (2013) Belo Horizonte: ed. do Autor. Em 1996, Recebeu o Prêmio Smirnoff International Fashion Awards, Toronto (prêmio internacional para revelação de jovens talentos da moda). Igualmente premiada pela editora Abril em 2001, com o trabalho intitulado Meninas a Bico de Pena (no qual pesquisou a presença da moda na obra de Clarice Lispector). Em 2017, recebeu os seguintes prêmios: o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes/Música e o Prêmio UFMG de Teses na área de concentração Arte, ambos concedidos pela pesquisa de doutoramento Devemos Ser Uma Obra de Arte ou Vestir Uma: o dandismo como médium-de-reflexão na arte, defendida em 2016 (o trabalho estabelece uma relação entre a genealogia do artista moderno e o Dandismo). Atualmente propõe, como enfoque de pesquisa, uma reflexão filosófica sobre estética e cotidiano permeando a moda, a arte, o design, a literatura, o cinema e a arquitetura. Tem Experiência na área de arte e moda, com ênfase em filosofia da arte, estética e teoria crítica da imagem.

Referências

BARNES FOUDATION :https://collection.barnesfoundation.org/objects/5710/Red-Church-(L'Eglise-rouge)/

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. 1. ed. Porto Alegre: L&PM, 2015.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia & Técnica; Arte & Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II: Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire. Um lírico no Auge do Capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Lê Ltda, 1998.

CHARTIER, Roger. A Aventura do Livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

CRUZ, Nelson. Benjamina. Belo Horizonte:Miguilim, 2019.

FARIAS, Fabíola. Apresentação do livro Benjamina. In: CRUZ, Nelson. Benjamina. Belo Horizonte:Miguilim, 2019.

LOUVEL, Liliane. Nuanças do pictural. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Tradução de Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

NUNES, Benedito. O Tempo na Narrativa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

OLIVEIRA, Rui. Pelos jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2008.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

de Paula Xavier Vilela, A., Spinelli, M., & de Oliveira Adverse, A. (2022). Imagem da palavra; palavra da imagem: Sobrevivência & resistência em benjamina por Nelson Cruz. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 20(2), 247–268. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/40310