TRADUZIR POESIA NO CINEMA

DOIS EXEMPLOS: SERGEI PARAJANOV E MARIO MARTONE

Autores

  • Paola Mildonian Universidade Ca' Foscari

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v19i2.35391

Resumo

Enquanto vários gêneros literários, como romances e contos, foram objeto de inúmeras transposições para o cinema, a filmagem de poemas se destinou à reconstituição biográfica de seus autores, perdendo, em muitos casos, a coerência com os textos que desejavam representar e criando um cenário de intraduzibilidade. Entretanto, nos últimos tempos, algumas das mais interessantes propostas de trânsito da poesia pelas formas do cinema se moveram no interstício entre a linguagem da ficção e do bio-pic. Nessas obras filmográficas, a intenção foi documentar o caminho da palavra, a vida do pensamento poético. O artigo compara duas experiências cinematográficas desse tipo: A Cor da Romã, de Sergei Parajanov sobre o poeta armênio Sayat-Nova, e Il giovane favoloso, de Mario Martone sobre o poeta italiano Giacomo Leopardi. Ao investigar a concepção artística de seus realizadores, o trabalho conclui que, em ambos os filmes, não são contados os episódios de uma vida, mas os acontecimentos de uma experiência estética individual e de uma época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Mildonian, Universidade Ca' Foscari

Professora Titular de Literatura Comparada na Universidade Ca' Foscari, Veneza. Membro fundador da Sociedade Italiana de Literatura Comparada. Membro do Conselho Executivo da Associação Italiana de Estudos de Teoria e História Comparada da Literatura. Membro do Bureau da Associação Internacional de Literatura Comparada.

Referências

GERMANO, Elio. Entrevista [concedida a Arianna Finos]. La Repubblica, 2 de setembro de 2014.

GERMANO, Elio. Entrevista [concedida a Simona Santoni]. Panorama, 1º de setembro de 2014.

JAKOBSON, Roman. Saggi di linguistica generale. Milão: Feltrinelli, 1966.

KRAISKI, Giorgio (ed.). I formalisti russi nel cinema. Milão: Garzanti, 1971.

LIEHM, Antonin J. et al. (ed.). Serghiej Paradjanov. Testimonianze e documenti sull’opera e la vita. Traduzido por Luisa Pavon. Veneza: La Biennale di Venezia-Marsilio Editori, 1977.

MARTONE, M. Entrevista [concedida a Simona Santoni]. Panorama, 1º de setembro de 2014.

ORTESE, Anna Maria. Peregrinação à Tumba de Leopardi. In: Da Moby Dick all’Orsa Bianca. Scritti sulla letteratura e sull’arte. Milão: Adelphi, 2001.

SKLOVSKIJ, Viktor. (CHKVLOVSKI, V.) Sul cinema. Saggi, recensioni, essais. Trento: Tipografia Editrice Temi, 2009.

STEFFEN, James. The Cinema of Sergei Parajanov. Madison: University of Wisconsin Press, 2013 (Col. Wisconsin Film Studies).

Filmografia

MARTONE, Mario. Il giovane favoloso. Palomar, Rai Cinema, Ministero per i Beni e le Attività Culturali (MiBAC), prod., 2014, 135’.

PARAJANOV, Sergei Iosífovich. A cor da romã, Tigran Mansuryan compositor, Sofiko Chiaureli, M. Aleksanian, V. Galestian... [et al.] atores, A. Mélik-Sarkissian (prod.), Armenfilm, Armênia-União Soviética, 1969, 73’.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Mildonian, P. (2020). TRADUZIR POESIA NO CINEMA: DOIS EXEMPLOS: SERGEI PARAJANOV E MARIO MARTONE. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 19(2), 20–37. https://doi.org/10.26512/vis.v19i2.35391

Edição

Seção

Artigos