DO CINÉ-ROMAN AO ROMAN-PHOTO
CONSIDERAÇÕES SOBRE NARRATIVA, IMAGEM E MOVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v19i2.34855Resumo
Ao longo da história literária, o gênero romanesco transformou-se substancialmente a ponto de colocar em questão a suposta estabilidade verbal da obra literária, que repousaria inerte sobre a palavra, a descrição e a narração no fluxo de um tempo estático, em aparente construção sem movimentos. Na tentativa de elaborar um breve panorama reflexivo sobre criações híbridas que aliaram a narração à ilustração e ao movimento, este artigo buscará apresentar e distinguir as produções do récit illustré. Para isso, serão recuperadas algumas de suas especificidades e apresentados exemplos de obras que nos auxiliem a traçar essas considerações.
Downloads
Referências
BAETENS, Jan. Pour le roman-photo. Les Impressions nouvelles. Édition du Kindle, 2017.
BAETENS, Jan. Texte et image dans le roman-photo. Word & Image: A Journal of Verbal/Visual Enquiry, v. 4, n. 1, p. 170-176, 1988. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/02666286.1988.10436233. Acesso em: 3 set. 2020.
BAUDELAIRE, Charles. A especificidade das artes (Salão de 1846; A arte filosófica; Salão de 1859). In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura. Vol. 7: O paralelo das artes. São Paulo: Editora 34, 2005.
EDWARD, Paul. Soleil noir: photographie et littérature des origines au surréalisme. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2008.
GROJNOWSKI, Daniel. Photographie et langage. Paris: José Corti, 2002.
GROJNOWSKI, Daniel. Le roman illustré par la photographie. In: LOUVEL, Liliane; SCEPI, Henri (dir.). Texte/Image: nouveaux problèmes. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2005. Disponível em: http://books.openedition.org/pur/30894. Acesso em: 9 dez. 2017.
LUND, Hans. A ‘história da cegonha’, de Karen Blixen, e a noção de ilustração. Tradução Thaïs F. N. Diniz e Glória Maria Guiné de Mello. In: DINIZ, Thaïs F. N.; VIEIRA, André Soares (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Vol. 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012. p. 171-188.
MONTIER, Jean-Pierre; LOUVEL, Liliane; MÉAUX, Danièle; ORTEL, Philippe (dir.). Littérature et photographie. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2008.
NACHTERGAEL, Magali. Esthétique des mythologies individuelles: le dispositif photographique de Nadja à Sophie Calle. 2017. Tese (Doutorado Litratura) ”“ Université Paris-Diderot ”“ Paris VII, 2008. Disponível em: https://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00640863/document. Acesso em: 28 set. 2017.
ORTEL, Philippe. La Littérature à l’ère de la photographie: enquête sur une révolution invisible. Nîmes: Éditions Jacqueline Chambon, 2002.
ROBBE-GRILLET, Alain. Pour un nouveau roman. Paris: Les Éditions de Minuit, 2012.
ROBBE-GRILLET, Alain. La jalousie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1957.
RODENBACH, Georges. Bruges-la-Morte. Paris: Flammarion, 1998.