ÉCFRASE CURATORIAL

UMA CATEGORIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Thais Kuperman Lancman Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Helena Bonito Couto Pereira Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32584

Palavras-chave:

Arte contemporânea. Curadoria. Écfrase. Literatura contemporânea. Marcel Duchamp.

Resumo

Este artigo apresenta a categoria de écfrase curatorial, compreendendo a transposição para o texto literário de exposições de arte ou obras de arte elaboradas a partir de procedimentos curatoriais. Tal categoria constitui um acréscimo aos estudos da écfrase existentes, compreendendo a curadoria como um processo autoral, intimamente ligado ao fazer artístico da contemporaneidade, pautado pelo legado das inovações de Marcel Duchamp na esfera artística. Por fim, este trabalho exemplifica a presença da écfrase curatorial em duas narrativas contemporâneas, Não Há Lugar para a Lógica em Kassel, de Enrique Vila-Matas, e O Museu da Inocência, de Orhan Pamuk.

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Publicado

2020-07-26 — Atualizado em 2020-07-28

Como Citar

Kuperman Lancman, T., & Bonito Couto Pereira, H. (2020). ÉCFRASE CURATORIAL: UMA CATEGORIA CONTEMPORÂNEA. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 19(1), 158–180. https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.32584

Edição

Seção

Imagens legíveis, textos visíveis