MODOS DE ARTISTAR NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS
UMA CARTOGRAFIA COM ESTUDANTES EM GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v19i1.28241Palavras-chave:
Artes Visuais. Formação docente em Artes Visuais. Experiência artística. Modos de artistar. Cartografia.Resumo
Esta é uma investigação sobre o lugar da experiência artística em seus modos de artistar (Corazza, 2006) durante o processo de formação de graduandos em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Identifiquei conceitos e práticas relacionados a essas experiências em distintas abordagens teóricas e a partir das falas dos estudantes, compreendendo como o fazer e o conceituar influenciam seus percursos de formação. Através do método de pesquisa cartográfico foi possível perceber como os estudantes de graduação constituem e compreendem suas experiências durante o período de formação, tendo como base o currículo e os programas extracurriculares.
Downloads
Referências
CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte. Autêntica, 2006.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KASTRUP, Virginia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. (Coleção Experiência e Sentido.)
MODOS de artistar na formação em Artes Visuais. 2018. (50m20s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q0FW9k2jydM&t=374s>. Acesso em: 15 nov. 2018.