Arte e educação estética do gosto:

a beleza enquanto necessidade cultural?

Autores

  • Rafael Duailibi Maldonado Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v18i2.25111

Palavras-chave:

Cultura, Arte, Gosto, Beleza, Educação estética do gosto.

Resumo

Esse texto apresenta algumas análises resultantes da pesquisa de doutoramento finalizada em 2016, que buscou identificar, na confluência dos campos educativo e artístico e tendo os documentos curriculares de arte como objeto de estudos, como a afirmação estética do gosto se estabelece no contexto da educação formal e não formal. No recorte aqui apresentado, incursionamos sobre o conceito de belo/beleza, analisando o processo da educação estética do gosto, entendendo que o domínio dos códigos de leitura da imagem contribui para a aproximação e a apropriação dos conhecimentos estabelecidos no campo artístico. Para tal exercício, recorremos à definição de beleza como fenômeno cultural dependente do espaço social em que está inserido, tendo adotado, como referência, o padrão estético de belo e algumas reflexões sobre a constituição de erudição cultural como elemento significativo na elaboração de propostas para a educação do gosto individual legitimado por práticas estabelecidas pelo sistema da arte.

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Publicado

2020-01-17

Como Citar

Maldonado, R. D. (2020). Arte e educação estética do gosto:: a beleza enquanto necessidade cultural?. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 18(2), 184–211. https://doi.org/10.26512/vis.v18i2.25111

Edição

Seção

Colaborações - Tema Livre