Vestuário e Arte Sacra no Brasil
estudo dos estofamentos das esculturas policromadas do acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim em Vitória (ES)
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20771Palavras-chave:
Estofamento em escultura. Museu Solar Monjardim. Arte Sacra. Vestuário. História da Arte.Resumo
Nas esculturas do Museu Solar Monjardim em Vitória (ES), há ornamentos comuns aos da arte sacra brasileira. Uma análise técnica e estilística dessas peças questiona o ornamento e a ornamentação (BONNE, 1996) nos usos e funções das vestes nas imaginárias cristãs na história da arte (TREXLER, 1991). A semelhança dessas esculturas capixabas com algumas peças brasileiras indica sua dupla procedência: de Portugal e do Brasil. Com isso, esperamos contribuir para a divulgação desse acervo em níveis nacional e internacional, gerando impactos positivos para a sua preservação.
Downloads
Referências
ÁVILA, Affonso; CONTIJO, João Marcos Machado; MACHADO, Reinaldo Guedes. Barroco Mineiro Glossário de Arquitetura e Ornamentação. 3. ed. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1996.
BONNE, Jean-Claude. Les ornements de l’histoire (Ã propos de l’ivoire carolingien de saint Remi). In: Annales. Histoire, Sciences Sociales, Paris, ano 51, n. 1, p. 37-70, jan/fev. 1996. Disponível em: <http://www.persee.fr/doc/ahess_0395-2649_1996_
num_51_1_410833>. Acesso em: 10 abr. 2017.
COLNAGO FILHO, Attilio. Mapeamento, catalogação e análise do estado de conservação do acervo do Museu de Arte Sacra do Espírito Santo. 1995. 42 f. Relatório de pesquisa. Universidade Federal do Espírito Santo,Vitória,1995.
COELHO, Beatriz. Materiais, Técnicas e Conservação. In:______. Devoção e Arte: imaginária religiosa em Minas Gerais. São Paulo: USP, 2005. p. 233-280.
DELFOSSE, Annick. Vêtir la Vierge: une grammaire identitaire. In: Quand l’habit faisait Le moine. Une histoire du vêtement civil et religieux em Luxembourg et audelà . Bastogne, 2004. Musée en Piconrue. Catálogo de exposição. 2004. p.199-208.
ETZEL, Eduardo. Imagem Sacra Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1979.
LÓPEZ, Maria José González. Brocado aplicado: fuentes escritas, materiales y técnicas de ejecución. PH Boletín del Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico. Sevilla, n. 31, p. 67-77, 2000. Disponível em: <https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/50981/Brocado%20aplicado%20fuentes%20escritas%2c%20materiales....pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 11 abr. 2017.
MOREIRA, Fuviane Galdino. Análise Tipológica dos Estofamentos das Esculturas Policromadas do Acervo de Arte Sacra do Museu Solar Monjardim. 2009. 149 f. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas) ”“ Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
______. Vista do detalhe do manto de Nossa Senhora da Piedade do Acervo de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2012. 2012. 1 fotografia, color, 10x10cm.
______. Estudos Sobre a Talha: panejamento e cabelos da Imaginária do Acervo de Arte Sacra do Espírito Santo. 2012. 202 f. Dissertação (Mestrado em Artes) ”“ Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
ORTS, Alberto Ferrer. Sobre la Decoración Esgrafiada en el Barroco Español. Ars Longa, Valência, n. 9-10, p. 105-109, 2000.
RAMOS, Rosaura García; MARTÃNEZ, Emilio Ruiz de Arcaute. El “brocado aplicado”,una técnica de policromía centroeuropea en Alava. Ondare. Cuadernos de Artes Plásticas y Monumentales. Donostia/San Sebastián, n. 17, p. 409-421, 1998.
Disponível em: < http://www.euskomedia.org/PDFAnlt/arte/17/17409421.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2017.
RÃOS, José Antonio Marcos. La Escultura Policromada y su Técnica em Castilla. Siglos XVI ”“ XVII. 1998. 111 f. Tese. Doutorado ”“ Facultad de Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 1998. Disponível em: < http://biblioteca.ucm.es/
tesis/19972000/H/1/H1013701.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2017.
SIMÓN, Luis Rodrigo Rodríguez. Los procedimientos técnicos en la escultura en madera policromada granadina. Cuadernos de Arte de la Universidad de Granada. Granada, n. 40, p. 457-479, 2009. Disponível em: < http://revistaseug.ugr.es/index.
php/caug/article/viewFile/278/269>. Acesso em: 11 abr. 2017.
TEIXEIRA, Raquel. São Miguel Arcanjo Arcanjo: complexidade da técnica construtiva de uma policromia. 2003. Monografia (Especialização em Conservação e Restauração de Bens culturais Móveis) ”“ Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
TREXLER, Richard C. Habiller et deshabiller les images. esquise d’une analyse. In: Durand, Françoise; SPRESER, Michael; WIRTH, Jean (Dir.). L’image et la production du sacré. Paris: Klincksieck, 1991. p. 195-231.