Fragmentos que se originam/pertencem a arte infantil
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20749Palavras-chave:
Primeira infância. Pedagogia pública. A / r / togrfia.Resumo
Minha prática como professora e artista/ professora na educação infantil sempre atendeu as crianças e os materiais e processos disponíveis para a aprendizagem. A abordagem pedagógica nesta pesquisa com crianças muito novas centra-se em seus interesses e perspectivas. Estou me perguntando sobre o que eu/nós podemos fazer e como eu/nós podemos ensinar (Lenz Taguchi, 2010) com arte na educação infantil. Reuni fragmentos da ChildArt (Viola, 1942; Peterken, 2015, dissertação de doutorado não publicada) para pensar sobre a prática da primeira infância fecharam um ciclo (Burke, LasczikCutcher, Peterken&Potts, 2017). As imagens e obras de arte encontradas no meu trabalho de doutorado fazem com que eu volte a contemplar as imagens e colchas feitas anteriormente com crianças de 1 a 5 anos em sua sala de atendimento (Peterken, 2009, dissertação de lendas inéditas) para considerar como os momentos de produção são produtivos .
Downloads
Referências
BURKE, G.; LASCZIK CUTCHER, A.; PETERKEN, C.; POTTS, M. Moments of (aha!) walking and encounter: Fluid intersections with place, International Journal of Education through Art. vol. 13, n.1, p. 107”“18, 2017.
DEPARTMENT OF EDUCATION EMPLOYMENT AND WORKPLACE RELATIONS. (DEEWR). Belonging, being & becoming: The early years learning framework for Australia. ACT: Commonwealth of Australia, 2009.
IRWIN, R.; SPRINGGAY, S. A/r/tography as arts-based research. In SPRINGGAY, S., IRWIN, R., GOUZOUASIS, P.; LEGGO, C. (Eds.). Being with a/r/tography. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.
LEGGO, C. Tangled lines, the art of researching our lives. The Journal of educational Thought. vol. 41, n. 2, 191-199, 2007.
LEGGO, C. Autobiography: rendering our lives and living our research. In SPRINGGAY, S.; IRWIN, R.; GOUZOUASIS, P; LEGGO, C. (Eds.). Being with a/r/tography. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.
LENZ TAGUCHI, H. Going beyond the theory/practice divide in early childhood education: Introducing an intra-active pedagogy. New York: Routledge, 2010.
MACRAE, C. Encounters with a life(less) baby doll: Rethinking relations of agency througha collectively lived moment. Contemporary Issues in Early Childhood. vol. 13, n. 2, 120-131, 2012.
PACINI-KETCHABAW, V.; KIND, S.; KOCHER, L. Encounters with materials in early childhood education. Routledge: New York, 2017.
PETERKEN, C. Children in focus: The use of photography in early childhood. (Unpublished honours dissertation). Monash University, Melbourne, 2009.
PETERKEN, C. Knowing in the making: Becoming artist/academic with an inquiry into child art. (Unpublished doctoral dissertation). Monash University, Melbourne, 2015.
SPRINGGAY, S.; IRWIN, R.; GOUZOUASIS, P.; LEGGO, C. Being with a/r/tography. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.
VIOLA, W. Child Art. University of London Press: London, 1942.