Ceci n’est pas une pipe
o diário que não é cachimbo
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20742Palavras-chave:
Diário. A/r/tografia. Arte. Docência. Pesquisa.Resumo
O presente texto traz algumas reflexões acerca do desenvolvimento de um diário de pesquisa doutoral, intitulado ceci n’est pas une pipe, produzido a partir dos pressupostos metodológicos da a/r/tografia. Nesse sentido, arte, pesquisa e docência são os principais pontos de discussão do texto, que são tramados juntos a exemplos extraídos das páginas do diário.
Downloads
Referências
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DIAS, Belidson. A/r/tografia como Metodologia e Pedagodia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. L. (Orgs) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. (21-26). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
FLUSSER, Vilém.Filosofia da caixa: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
IRWIN, Rita. L. Uma mestiçagem metonímica.In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. L. (Orgs.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. (125-136). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
IRWIN, Rita. L. & SPRINGGAY, Stephanie.A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. L. (Orgs.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. (137-154). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
LINS, Daniel. Estética como acontecimento. In: DIAS, Susana.O; MARQUES, Davina; AMORIM, Antonio C. Conexões: Deleuze e arte e ciencia e acontecimento e... Petrópolis: De Petrus; Brasília: CNPq/MCT; Campinas ALB, 2012.
PORLÁN, Rafael; Martín, José.El diario del profesor ”“ un recurso para la investigación en el aula.Sevilla: Díada editora, 2000.
SPRINGGAY, Stephanie; IRWIN, Rita L.; KIND, Sylvia W. A/r/tography as living inquiry through art and text.In: Qualitative inquiry, v. 11, n. 6, p. 897-912, 2005.