Ceci n’est pas une pipe

o diário que não é cachimbo

Autores

  • Marcelo Forte Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20742

Palavras-chave:

Diário. A/r/tografia. Arte. Docência. Pesquisa.

Resumo

O presente texto traz algumas reflexões acerca do desenvolvimento de um diário de pesquisa doutoral, intitulado ceci n’est pas une pipe, produzido a partir dos pressupostos metodológicos da a/r/tografia. Nesse sentido, arte, pesquisa e docência são os principais pontos de discussão do texto, que são tramados juntos a exemplos extraídos das páginas do diário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Forte, Universidade de Coimbra

Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Mestre em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Possui licenciatura plena no curso de Artes Visuais - Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) da UFSM e do Grupo de Pesquisa em Educação e Cultura Visual da UFG.

Referências

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como Metodologia e Pedagodia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. L. (Orgs) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. (21-26). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

FLUSSER, Vilém.Filosofia da caixa: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

IRWIN, Rita. L. Uma mestiçagem metonímica.In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. L. (Orgs.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. (125-136). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

IRWIN, Rita. L. & SPRINGGAY, Stephanie.A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. L. (Orgs.) Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. (137-154). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

LINS, Daniel. Estética como acontecimento. In: DIAS, Susana.O; MARQUES, Davina; AMORIM, Antonio C. Conexões: Deleuze e arte e ciencia e acontecimento e... Petrópolis: De Petrus; Brasília: CNPq/MCT; Campinas ALB, 2012.

PORLÁN, Rafael; Martín, José.El diario del profesor ”“ un recurso para la investigación en el aula.Sevilla: Díada editora, 2000.

SPRINGGAY, Stephanie; IRWIN, Rita L.; KIND, Sylvia W. A/r/tography as living inquiry through art and text.In: Qualitative inquiry, v. 11, n. 6, p. 897-912, 2005.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Forte, M. (2017). Ceci n’est pas une pipe: o diário que não é cachimbo. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 302–316. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20742

Edição

Seção

IV. Revistamentos da escritura acadêmica