Uma Narrativa A/R/Tográfica

Quadrinhos e Leitura de Imagens

Autores

  • Artur Vicente Bezerra Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Betânia e Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20658

Palavras-chave:

Quadrinhos. A/r/tografia. Leitura de imagens. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O texto busca refletir sobre a contribuição que os quadrinhos podem desenvolver no processo educativo da leitura de imagem e do mundo. O estudo entrelaça a produção artística, a pesquisa e o ensino utilizando como percurso metodológico a A/R/Tografia buscando compreender como um grupo de jovens entre 19 e 29 anos, que cresceu em contato com as tecnologias que dependem fortemente da visualidade, leem e compreendem uma tirinha que envolve conteúdos de história da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Betânia e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFMG. Mestre em Educação pela UFPE. Graduada em Artes Plásticas pela UFPE. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB.

Referências

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/ tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.

EISNER, Will. Narrativas gráficas de Will Eisner. São Paulo: Devir, 2005.

______. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

FRANGE, Lucimar Bello Pereira. Arte e seu ensino: uma questão ou várias questões? In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

HERNÁNDEZ, F. Pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.

IRWIN, Rita L. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.

MCCLOUD, Scott. Reiventando os quadrinhos. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2005.

PELIZZARI, Adriana. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC.

Curitiba, v.2,n.1,p.3742,jul2001-jul2002. Disponível em: https://xa.yimg.com/kq/- groups/23516955/.../aprendizagem+significativa+1.pdf. Acesso em 04/04/2016.

RAMALHO, Sandra Regina; JARDIM, Airton Jordani. Leitura de imagens e não só: leitura da vida. Revista GEARTE. Porto Alegre, v.2,n.2,p.147-161, ago, 2015. Disponível em http://seer.ufrgs.br/gearte Acesso em 28/08/2016.

VERGUEIRO, Waldomiro. A atualidade das histórias em quadrinhos no Brasil: a busca de um novo público. História, imagem e narrativas. N.5, ano 3, set,2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267787324_A_atualidade_das_historias_ em_quadrinhos_no_Brasil_a_busca_de_um_novo_publico Acesso em 06/09/2016.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Ferreira da Silva, A. V. B., & e Silva, M. B. (2017). Uma Narrativa A/R/Tográfica: Quadrinhos e Leitura de Imagens. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 156–180. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20658

Edição

Seção

III. Experiências em visualidades