Investigação Baseada em Arte (IBA) e a Investigação Educacional Baseada Arte (IEBA): quatro questionamentos baseados nas concepções de arte e artista

Autores

  • Tatiana Fernández Universidade de Brasília
  • Belidson Dias Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20650

Palavras-chave:

Investigação baseada em arte. Investigação educacional baseada em arte. imaginação na pesquisa. Arte maquínica. Artista maquínico

Resumo

A IBA e a IEBA são metodologias de investigação recentes, mas neste artigo argumentamos que são também formas primárias e complexas de construir conhecimento em crescente demanda no estudo da arte, da educação em artes visuais e em vários campos das ciências sociais. Sendo a primeira metodologia para construir conhecimento e ao mesmo tempo última em se somar ao campo acadêmico se produzem tensões e conflitos associados às concepções de arte e artista herdada da modernidade ocidental. Para discutir esses aspectos da IBA e IEBA este artigo aborda quatro questionamentos comuns no âmbito acadêmico sobre o papel da imaginação e a poética; o papel coincidente entre sujeito, objeto e leitor; os artistas e não artistas e a distinção ou convergência entre produção artística e acadêmica. Para refletir sobre esses questionamentos apontamos as ideias de alguns teóricos da IBA e IEBA e apresentamos três experiências de investigação em pós-graduação. Este artigo argumenta finalmente, em base às ideias e experiências, que as metodologias IBA e IEBA podem contribuir amplamente à pesquisa acadêmica, mas que para isso é necessário reterritorializar a ideia de arte e artista como arte maquínica e artista maquínico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Fernández, Universidade de Brasília

Artista e educadora, Doutora em Educação em Artes Visuais, Mestre em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação, Licenciada em Educação Artística. Atualmente trabalha na formação de professores de arte na Universidade de Brasília, UnB.

Belidson Dias, Universidade de Brasilia

Dr. Belidson Dias Professor Adjunto, Departmento de Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, UnB, Brazil. Especialista em estudos críticos, Teoria Queer, educação e visualidade, estudos curriculares, transculturalismo, multiculturalismo, post-colonialismo, pedagogia culturais, sexualidade e gênero.

Referências

AGUIAR, Adriana. Pesquisa Educacional Baseada nas Artes: experiências a/r/tográficas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arte, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 138 f, 2011.

ALVARADO, Narda. Going and Going: A Contemporary search for meaning. Dissertação do Master of Science in Art, Culture and Technology. Departament of Architecture, Massachusetts Institute of Technology, 2012.

ATKINSON, Dennis. Contemporary Art and Art in Education: The New, Emancipation and Truth. iJADE, Vol. 31, No. 1, p. 5 - 18, 2012.

ATKINSON, Dennis. Art, Equality and Learning: Pedagogies against the State. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.

BARONE, Tom. Aesthetics, Politics, and Educational Inquiry: Essays and examples. Michigan: P. Lang, 2000.

BARONE, Tom; EISNER, Elliot. Arts Based Educational Research. In JAEGER, R. Complementary methods for research in education. Washington D.C.: American Educational Research Association, p. 73 - 116, 1997.

BARONE, Tom; EISNER, Elliot. Arts Based Research. LA: SAGE, 2012.

BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas, etc. In: MOURA, Rodrigo (org). Políticas Institucionais, Práticas curatoriais. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2005.

BISHOP, Claire. Artificial Hells: participatory art and the politics of spectatorship. (ebook) London: Verso, 2012.

CAMNITZER, Luis. Art and Literacy. e-flux Journal. N° 3, february, 2009. Disponível em <http://www.e-flux.com/journal/art-and-literacy/>. Acesso em 20 jan. 2015.

______. The Detweeting of Academia.e-flux Journal, N° 62, February, 2015. Disponível em: <http://www.e-flux.com/journal/the-detweeting-of-academia/>. Acesso em 12 fev., 2015.

DELEUZE, Guattari. Diferença e repetição. São Paulo: GRAAL, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Mesetas: Capitalismo y Esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2002.

DIAS, Belidson. Investigação Baseada em Arte em tempo de mudança da Arte Educação. 2016. In VENTURELLI, Suzete; ROCHA, Cleomar (org.) Mutações, confluências e experimentações na Arte e Tecnologia. 1ed Brasília: Editora PPG/ARTE UNB, p. 7-24, 2016.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Org.). A/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.

EISNER, Elliot. The enlightened eye: Qualitative inquiry and the enhancement of educational practice. New York: Macmillan Publishing Company, 1991.

IRWIN, Rita; COSSON A. de.A/R/Tography: Rendering Self Trough Arts Based Living Inquiry. Vancouver, Canadá: Pacific Educational Press. 2004.

IRWIN, Rita ; BEER, R.; SPRINGGAY, S.; GRAUER, K.; XIONG, G.; BICKEL, B. The Rizomatic Relations of A/r/tography.Studies in Art Education, A Journal of Issues and Research. v. 48, n.1, p. 70- 88, 2006. Disponível em <http://opensiuc.lib.siu.edu/ad_pubs/4> Acesso em 4 fev. 2012.

IRWIN, Rita. A/r/tography. Website, 2006. Disponível em: <http://m1.cust.educ.ubc.ca/Artography/>. Acesso em 21 abr. 2013.

jAGODZINSKI, jan, WALLIN, Jason. Arts-Based Research:A critique and a Proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.

MATURANA, Humberto; VARELA, Fernando G. De Máquinas y Seres Vivos. Autopoiesis: la organización de lo vivo. Santiago, Chile: Editora Universitaria, 1995.

MCNIFF, Shaun. Arts Based Research. In KNOWLES, G. COLE, A. (Eds). Handbook of the Arts in Qualitative Inquiry: Perspectives, Methodologies, Examples and Issues. SAGE Publicatios, p. 29-40, 2007.

MENNA BARRETO, Jorge. Exercícios de Leitoria. Tese de Doutorado apresentada à Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, 2012.

NELSON, Robin. Practice as research in the arts: principles, protocols, pedagogies resistances. New York: Palgrave Macmillan, 2013.

PARISER, David. Who needs Arts-Based Research? In: HERNÁNDEZ, F.; FENDLER, R. (Eds.). 1st Conference on Arts-Based and Artistic Research: critical reflections on the intersection of art and research. Barcelona: University of Barcelona, p. 62-69, 2013.

RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROSE, Gillian. Visual methodologies. London: Sage, 2001.

SASSO, Leísa. Livro- objeto A/r/tográfico. Práticas de Pedagogia Cultural na periferia de Brasília. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 2014.

SULLIVAN, Graeme. Artistic thinking as transcognitive practice: A reconciliation of the process-product dichotomy. Visual Arts Research. vol. 22, n. 1, p 2-17, 2002.

______. Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. LA: SAGE Publications, 2010.

SPRINGGAY, S; IRWIN, R.; LEGGO, C.; GOUZOUASIS, P. (orgs).Being with A/r/ tography. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Fernández, T., & Dias, B. (2017). Investigação Baseada em Arte (IBA) e a Investigação Educacional Baseada Arte (IEBA): quatro questionamentos baseados nas concepções de arte e artista. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 27–44. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20650

Edição

Seção

Dossiê - Investigação Baseada em Artes (Arts Based Research) - I. Conceitos e In

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)