Investigação Baseada em Arte (IBA) e a Investigação Educacional Baseada Arte (IEBA): quatro questionamentos baseados nas concepções de arte e artista
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20650Palavras-chave:
Investigação baseada em arte. Investigação educacional baseada em arte. imaginação na pesquisa. Arte maquínica. Artista maquínicoResumo
A IBA e a IEBA são metodologias de investigação recentes, mas neste artigo argumentamos que são também formas primárias e complexas de construir conhecimento em crescente demanda no estudo da arte, da educação em artes visuais e em vários campos das ciências sociais. Sendo a primeira metodologia para construir conhecimento e ao mesmo tempo última em se somar ao campo acadêmico se produzem tensões e conflitos associados à s concepções de arte e artista herdada da modernidade ocidental. Para discutir esses aspectos da IBA e IEBA este artigo aborda quatro questionamentos comuns no âmbito acadêmico sobre o papel da imaginação e a poética; o papel coincidente entre sujeito, objeto e leitor; os artistas e não artistas e a distinção ou convergência entre produção artística e acadêmica. Para refletir sobre esses questionamentos apontamos as ideias de alguns teóricos da IBA e IEBA e apresentamos três experiências de investigação em pós-graduação. Este artigo argumenta finalmente, em base à s ideias e experiências, que as metodologias IBA e IEBA podem contribuir amplamente à pesquisa acadêmica, mas que para isso é necessário reterritorializar a ideia de arte e artista como arte maquínica e artista maquínico.
Downloads
Referências
AGUIAR, Adriana. Pesquisa Educacional Baseada nas Artes: experiências a/r/tográficas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arte, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 138 f, 2011.
ALVARADO, Narda. Going and Going: A Contemporary search for meaning. Dissertação do Master of Science in Art, Culture and Technology. Departament of Architecture, Massachusetts Institute of Technology, 2012.
ATKINSON, Dennis. Contemporary Art and Art in Education: The New, Emancipation and Truth. iJADE, Vol. 31, No. 1, p. 5 - 18, 2012.
ATKINSON, Dennis. Art, Equality and Learning: Pedagogies against the State. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.
BARONE, Tom. Aesthetics, Politics, and Educational Inquiry: Essays and examples. Michigan: P. Lang, 2000.
BARONE, Tom; EISNER, Elliot. Arts Based Educational Research. In JAEGER, R. Complementary methods for research in education. Washington D.C.: American Educational Research Association, p. 73 - 116, 1997.
BARONE, Tom; EISNER, Elliot. Arts Based Research. LA: SAGE, 2012.
BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas, etc. In: MOURA, Rodrigo (org). Políticas Institucionais, Práticas curatoriais. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2005.
BISHOP, Claire. Artificial Hells: participatory art and the politics of spectatorship. (ebook) London: Verso, 2012.
CAMNITZER, Luis. Art and Literacy. e-flux Journal. N° 3, february, 2009. Disponível em <http://www.e-flux.com/journal/art-and-literacy/>. Acesso em 20 jan. 2015.
______. The Detweeting of Academia.e-flux Journal, N° 62, February, 2015. Disponível em: <http://www.e-flux.com/journal/the-detweeting-of-academia/>. Acesso em 12 fev., 2015.
DELEUZE, Guattari. Diferença e repetição. São Paulo: GRAAL, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Mesetas: Capitalismo y Esquizofrenia. Valencia: Pre-Textos, 2002.
DIAS, Belidson. Investigação Baseada em Arte em tempo de mudança da Arte Educação. 2016. In VENTURELLI, Suzete; ROCHA, Cleomar (org.) Mutações, confluências e experimentações na Arte e Tecnologia. 1ed Brasília: Editora PPG/ARTE UNB, p. 7-24, 2016.
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Org.). A/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.
EISNER, Elliot. The enlightened eye: Qualitative inquiry and the enhancement of educational practice. New York: Macmillan Publishing Company, 1991.
IRWIN, Rita; COSSON A. de.A/R/Tography: Rendering Self Trough Arts Based Living Inquiry. Vancouver, Canadá: Pacific Educational Press. 2004.
IRWIN, Rita ; BEER, R.; SPRINGGAY, S.; GRAUER, K.; XIONG, G.; BICKEL, B. The Rizomatic Relations of A/r/tography.Studies in Art Education, A Journal of Issues and Research. v. 48, n.1, p. 70- 88, 2006. Disponível em <http://opensiuc.lib.siu.edu/ad_pubs/4> Acesso em 4 fev. 2012.
IRWIN, Rita. A/r/tography. Website, 2006. Disponível em: <http://m1.cust.educ.ubc.ca/Artography/>. Acesso em 21 abr. 2013.
jAGODZINSKI, jan, WALLIN, Jason. Arts-Based Research:A critique and a Proposal. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.
MATURANA, Humberto; VARELA, Fernando G. De Máquinas y Seres Vivos. Autopoiesis: la organización de lo vivo. Santiago, Chile: Editora Universitaria, 1995.
MCNIFF, Shaun. Arts Based Research. In KNOWLES, G. COLE, A. (Eds). Handbook of the Arts in Qualitative Inquiry: Perspectives, Methodologies, Examples and Issues. SAGE Publicatios, p. 29-40, 2007.
MENNA BARRETO, Jorge. Exercícios de Leitoria. Tese de Doutorado apresentada à Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo, 2012.
NELSON, Robin. Practice as research in the arts: principles, protocols, pedagogies resistances. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
PARISER, David. Who needs Arts-Based Research? In: HERNÁNDEZ, F.; FENDLER, R. (Eds.). 1st Conference on Arts-Based and Artistic Research: critical reflections on the intersection of art and research. Barcelona: University of Barcelona, p. 62-69, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. A Partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSE, Gillian. Visual methodologies. London: Sage, 2001.
SASSO, Leísa. Livro- objeto A/r/tográfico. Práticas de Pedagogia Cultural na periferia de Brasília. Dissertação de Mestrado. Instituto de Artes, Universidade de Brasília, 2014.
SULLIVAN, Graeme. Artistic thinking as transcognitive practice: A reconciliation of the process-product dichotomy. Visual Arts Research. vol. 22, n. 1, p 2-17, 2002.
______. Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. LA: SAGE Publications, 2010.
SPRINGGAY, S; IRWIN, R.; LEGGO, C.; GOUZOUASIS, P. (orgs).Being with A/r/ tography. Rotterdam: Sense Publishers, 2008.